Cerca de 69% do público alvo de Três Passos está vacinado contra gripe

17/05/2017 | Por: Elenara de Oliveira

- Quem ainda não fez a vacina, pode procurar sua ESF até o dia 26 de maio, quando se encerra a campanha -

O último sábado, 13 de maio, foi marcado pela mobilização da Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos em torno do “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe.

Todas as ESFs do município, estiveram abertas das 8 às 17 horas, para realizar a vacina nas pessoas integrantes do público alvo, são elas: gestantes, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, puérperas até 45 dias após o parto, idosos, gestantes, trabalhadores de saúde, apenados, trabalhadores do sistema prisional, professores e doentes crônicos.

Incluindo o “Dia D”, a cobertura vacinal no município de Três Passos chega a 68,03 % do público alvo, ou seja, 4.195 pessoas foram vacinadas; mais 1.741 doentes crônicos e em condições especiais, número este que não está contabilizado na porcentagem.

De acordo com informações da coordenadora Municipal do Programa de Imunizações, enfermeira Taís Trombetta Dalla Nora, a procura está sendo boa desde o início da campanha em 17 de abril. “O que podemos levar em conta é que a cada ano aumenta o número de idosos a ser vacinados, em virtude do aumento da expectativa de vida da população”, informou.

No entanto, a enfermeira pontuou que a procura da vacina pelo grupo de crianças e gestantes está abaixo do esperado. “Ressaltamos que a vacina é segura e que a única contraindicação para a vacinação é ser alérgico a ovo de galinha, ainda, destacamos que as gestantes podem fazer a vacina em qualquer período gestacional”, informou.

A campanha estende-se até o dia 26 de maio, e aqueles que ainda não fizeram a vacina, podem dirigir-se a sua unidade de saúde o quanto antes, levando consigo a carteira de vacinação; documentos que comprovem a profissão, para os trabalhadores em saúde, do sistema prisional e professores; e receita médica que indica a necessidade, para doentes crônicos.