Projeto
- O projeto “Você Cientista” é uma parceria pioneira entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Três Passos e a Coleção Herpetológica do Instituto Butantan, de São Paulo. A iniciativa tem como objetivo a coleta de serpentes encontradas em nossa região para posterior envio ao Laboratório de Coleções Zoológicas, onde seus venenos serão estudados.
- Além de contribuir para pesquisas que podem resultar em novos medicamentos capazes de salvar vidas, o projeto também busca aproximar a população dos animais nativos, reconhecendo-os como verdadeiras riquezas naturais que fazem parte do nosso patrimônio ambiental.
- Para alcançar esse objetivo, contamos com a colaboração da comunidade. Caso você encontre uma cobra próxima a áreas habitadas e considere participar do projeto, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente. Uma equipe treinada fará a captura com segurança, sem risco à população.
⚠️ Importante: jamais tente capturar o animal sozinho(a). Todas as espécies têm grande valor para a ciência.
Sua participação pode ajudar a transformar venenos em soluções para a saúde e trazer benefícios para todo o Brasil no futuro.
📞 Contatos:
Arthur Diesel Abegg (Instituto Butantan) – (55) 9 9686-6911
Secretaria de Meio Ambiente de Três Passos – (55) 9612-2072
Participe dessa jornada científica!
CARTILHA DO PROJETO "VOCÊ CIENTISTA"