Viveiro Pedagógico estimula educação ambiental nas escolas do campo

17/05/2017 | Por: Elenara de Oliveira

- Projeto auxilia na recuperação de nascentes e áreas degradadas em propriedades rurais de pais dos alunos das escolas-

Do dia 08 a 12 de maio, aconteceu mais uma etapa do projeto “Viveiro Pedagógico”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Passos com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Corsan, Uergs e Programa Semeando.

O projeto é desenvolvido desde o ano de 2016 com os alunos de 8º e 9º anos, que frequentam as aulas técnicas do Programa Semeando, das quatro escolas municipais do campo: a EMEF Bispo Pedro Fernandes Sardinha, Dom João Becker, Guia Lopes e Wally Elisa Hartmann.

O envolvimento dos alunos no projeto é total, desde a construção do viveiro nas escolas até a coleta das sementes em suas propriedades rurais e o plantio, explica a orientadora do Viveiro Pedagógico, professora Lisiane Rocha. “Durante o andamento do projeto, os alunos ficaram encarregados de todos os cuidados destinados ao desenvolvimento das plantas, sendo que quando estas atingissem o ponto esperado de crescimento, seriam levadas a campo”, completa a professora.

As mudas produzidas nas escolas do campo foram plantadas em propriedades rurais de alunos que ajudaram a produzi-las e, especialmente, que necessitavam a recuperação de nascentes e áreas degradadas.

Para o plantio das mudas de árvores nativas, foram escolhidas duas propriedades rurais, onde estão localizadas as escolas do campo, nas localidades de Alto Erval Novo, Barra da Romana, Floresta e Santo Antônio.

Conforme ressalta a orientadora, as mudas de árvores nativas plantadas - Cedro, Angico, Açoita Cavalo, Timbaúva, Araucária e Guatambú - são monitoradas e acompanhadas pelos alunos durante o decorrer das aulas técnicas do Programa Semeando.

Agora, a próxima etapa do projeto é recomeçar o plantio de sementes com espécies nativas frutíferas, que deverá acontecer nos próximos meses, e como na fase anterior, os alunos ficarão responsáveis por todo o processo de coleta das sementes, plantio e acompanhamento do desenvolvimento das plantas.

O projeto Viveiro Pedagógico foi apresentado pelos alunos das Escolas do Campo na última edição da Feicap, que aconteceu no mês de abril, e teve grande repercussão entre os visitantes que acompanharam a sua apresentação durante os dias da feira.

A orientadora entende que a valorização de espécies nativas e o acesso a essa biodiversidade pelos alunos, através da implantação do viveiro, é de fundamental importância para a difusão e o desenvolvimento de uma agricultura menos agressiva ao meio ambiente.