Sábado acontece o “Dia D” da vacinação contra a gripe

11/05/2017 | Por: Elenara de Oliveira

- Unidades de Saúde estarão abertas das 8 às 17horas em Três Passos, que registra até o momento 52,03% do público alvo vacinado -

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos divulgou nesta quinta-feira, dia 11 de maio, os números do município referentes a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe.

Conforme a coordenadora Municipal do Programa de Imunizações, enfermeira Taís Trombetta Dalla Nora, até ontem, 10 de maio, foram feitas 4.563 doses em Três Passos, o que contabiliza 52,03% de cobertura.

Neste ano, a vacina está disponível para gestantes, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, puérperas até 45 dias após o parto, idosos, gestantes, trabalhadores de saúde, apenados, trabalhadores do sistema prisional, professores e doentes crônicos.

Ela lembra aos munícipes, que neste sábado, dia 13 de maio, acontece o chamado “Dia D”, onde todas as ESFs estarão abertas das 8h às 17h, para a vacinação. “É importante levar neste dia o cartão de vacina, documento de identificação e receita médica para a vacinação, caso seja doente crônico; e para profissionais de saúde e professores, um contracheque ou crachá da instituição”, informou a enfermeira.

Além das vacinas nas unidades, estão sendo realizadas vacinas no domicílio de pessoas acamadas ou com dificuldade de irem até o posto, no entanto, nestes casos, é necessário fazer o agendamento com a equipe de saúde.

A vacina protege contra 3 tipos de gripe: 2 subtipos A e 1 subtipo B, sua composição é de vírus inativado purificado, ou seja, uma vacina segura que não irá desencadear a gripe nos vacinados. Sua única contraindicação é para pessoas alérgicas a ovo de galinha.

A campanha se estende até o dia 26 de maio e a meta é vacinar 90% do público alvo.