Campanha de vacinação contra gripe em Três Passos começa em 17 de abril

07/04/2017 | Por: Elenara de Oliveira

- Profissionais da saúde trabalham na organização da campanha -

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos está trabalhando na organização de mais uma Campanha de Vacinação contra Gripe, que vai iniciar no dia 17 de abril e segue até dia 26 de maio, em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF’s).

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Maria Adelaide Hertz, a meta é imunizar 90% de cada grupo alvo da doença. “Nossa expectativa é alcançar a meta, por isso pedimos que as pessoas que fazem parte do público alvo procurem suas unidades de saúde, não deixando para última hora”, salientou.

Ela pontuou que neste ano, por questões de higiene, conservação das vacinas e orientação do Ministério da Saúde a vacinação somente acontece nas ESF’s, não havendo roteiro no interior.

A novidade desta campanha é que professores das redes pública e privada estão entre os que receberão a dose. Também devem ser imunizados idosos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, população indígena, pessoas entre cinco e 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais, apenados e funcionários do sistema prisional.

A vacinação não será ofertada na Secretaria de Municipal de Saúde e no NASF (antigo Postão), somente nas unidades de saúde, são elas. ESF Bela Vista, ESF Pindorama, ESF Erico Verissimo, ESF Centro, ESF Weber, ESF Sulserra, ESF Santa Inês, e ESF Padre Gonzales.

Sobre os horários em que estará acontecendo a Campanha, a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Taís Dalla Nora, orienta que as pessoas busquem esta informação junto a ESF.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

O Dia D de Mobilização contra Gripe será realizado no dia 13 de maio, sábado, onde as unidades permanecem abertas durante determinados horários nos turnos da manhã e tarde.

SAIBA MAIS:

Quem receberá a vacina? Idosos, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, mães com bebês de até 45 dias, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas (com receita médica) e professores de escolas públicas e privadas.

Qual será o dia D, ou seja, o sábado que terá vacinação? O Dia D será em 13 de maio, quando as ESF’s estarão abertas em um horário especial.

Até quando a campanha estará acontecendo? É importante que todos fiquem atentos para a data de encerramento da campanha, que neste ano será o dia 26 de maio.

Precisamos levar a carteira de vacinação? Sim, além do Cartão de Vacinas é necessário levar um documento de identificação.