Administração Municipal participou de Audiência em Defesa da Previdência Públic

31/03/2017 | Por: Elenara de Oliveira

A Administração Municipal de Três Passos participou, na manhã desta sexta-feira, dia 31 de março, da Audiência Pública da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Pública, realizada pela Assembleia Legislativa, no auditório do Campus da Unijuí.

Mais de 500 pessoas participaram do evento, entre eles o vic-prefeito de Três Passos, Dr. Jorginho, parlamentares, prefeitos, lideranças, dirigentes de movimentos sociais, estudantes e representantes de entidades que se opõem à proposta do Governo Federal.

Coordenador da Frente, o deputado Altemir Tortelli destacou que a PEC 287/2016 serve para destruir direitos que foram construídos na Constituição de 1988. Ele questionou por que o governo não mexe nas grandes aposentadorias recebidas por militares e setores do Poder Judiciário. Conforme o deputado, o problema está na sonegação de mais de R$ 426 bilhões de reais à previdência por parte de grandes empresas e bancos.

O vice-prefeito destacou que a previdência social é muito importante para o equilíbrio econômico da região e essencial para o seu desenvolvimento. “É importante a união de toda a sociedade, poderes constituídos, entidades, movimentos... para que os direitos dos cidadãos sejam defendidos”, disse Dr. Jorginho.

Conforme dados da Anfip, o superávit do sistema foi de R$ 82,8 bilhões em 2012, R$ 76,4 bilhões em 2013, R$ 55,7 bilhões em 2014 e R$ 11,1 bilhões em 2015. Na Região Celeiro, em16 dos 21 municípios, os recursos da previdência superam o FPM. Os repasses previdenciários nos 21 municípios totalizaram, no ano passado, cerca de R$ 518,4 milhões, muito mais do que a soma de todos os FPM’s, que está em torno de R$ 143,7 milhões.

Apenas no município de Três Passos, os recursos do INSS em 2016 somaram R$ 123,9 milhões, enquanto que o Fundo de Participação Municipal (FPM) foi de apenas R$ 13,9 milhões, e a receita líquida do município ficou em torno de R$ 60,8 milhões.