UPA de Três Passos foi objetivo de viagem a Brasília

28/03/2017 | Por: Elenara de Oliveira

O vice-prefeito de Três Passos, Dr. Jorginho, e o secretário Municipal de Planejamento, José Carlos Bourscheid, estiveram em Brasília, nos dias 22 e 23 de março, com o objetivo de tratar assuntos relevantes para o município, na esfera federal.

No Ministério da Saúde, eles estiveram em audiência com o coordenador de Urgência e Emergência, Haroldo Poleti, para tratar sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na ocasião, como alternativa para funcionamento da estrutura ociosa que atualmente abriga a UPA, o Município de Três Passos requereu a doação do prédio, mobiliário e equipamentos.

Conforme explicou o vice-prefeito, além desta utilização ser para o município, a intenção é compartilhar os equipamentos de alta complexidade com o Hospital de Caridade de Três Passos. “Queremos, enquanto Poder Público, promover a instalação de serviços complementares de Atenção Básica que irão qualificar o atendimento à população”, ponderou.

Inicialmente, o pedido é de doação da UPA, no entanto, outra opção sugerida, seria do Município de Três Passos ressarcir o Governo Federal quanto ao investimento realizado para construção do prédio físico e de equipamentos.

O secretário Municipal de Planejamento ressaltou que esta é uma alternativa apontada pelo Governo Federal e sinalizada pelo coordenador, podendo ser este ressarcimento em 30 parcelas corrigidas.

A Administração Municipal enfatiza que avançando de forma positiva a negociação, a estrutura funcionará com atendimento diário ininterrupto de 12h, de segunda-feira à sexta-feira, sendo referência, inclusive, nos casos de ponto facultativo e férias de profissionais da atenção básica.

Atualmente um dos maiores empecilhos para a UPA do Município de Três Passos não estar em efetivo funcionamento, está na insuficiência de reajuste dos repasses para as prefeituras, a flexibilização insuficiente da portaria para se adequar à realidade local e a incerteza na garantia do repasse mensal aos cofres municipais.

Ainda, na Capital Federal, o vice-prefeito e o secretário visitaram os gabinetes do senador Paulo Paim e dos deputados Assis Melo, Elvino Bohn Gass, Dionilso Marcon e Danrlei de Deus, momento em que entregaram ofícios de pleitos de interesse do município. Demandas referentes à Secretaria Municipal de Educação foram tratadas no Ministério da Educação e no Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).