Administração Municipal de Três Passos participou do Seminário dos Novos Gestores

22/02/2017 | Por: Elenara de Oliveira

A Administração Municipal de Três Passos, esteve nos dias 15 e 16 de fevereiro em Porto Alegre, participando do Seminário dos Novos Gestores promovido pela FAMURS  – Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul.

A participação da Administração Municipal neste evento, contou com a presença do vice-prefeito Dr. Jorginho Dickel, secretários Municipais de Planejamento José Carlos Bourscheid e de Finanças Mara Quinot Both, e assessora jurídica Caroline Zimpel.

O Seminário voltado para os novos gestores, discutiu o tema “Reconstruindo o Brasil a partir dos Municípios”, colocando a importância dos gestores municipais assumir a responsabilidade do projeto de nação desejado daqui para frente.

Painéis sob o tema “Caminhos para um novo Brasil” e “Conquistas e desafios do movimento municipalista”, deram uma dimensão realista do momento de dificuldades políticas e econômicas que passa o país, como enfrentá-los e criar novas oportunidades para atender as demandas da sociedade.

De acordo com o vice-prefeito Dr. Jorginho, o evento foi extremamente proveitoso pois buscou orientar os responsáveis pela administração municipal sobre os desafios que serão enfrentados nestes quatro anos de gestão.

Seminário para secretários

Simultaneamente ao Seminário, ocorreram painéis temáticos para os secretários Municipais, abordando temas ligados a setores como educação, saúde, meio ambiente, agricultura e sistema tributário, foram apresentados pelos assessores da FAMURS. Os painéis proporcionaram atualização da legislação, orientando a melhorias no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para uma boa gestão.

Conforme o secretário Municipal de Planejamento, a participação nos debates de ex-prefeitos, prefeitos, secretários de Estado, empresários e assessores da FAMURS, oportunizaram aos gestores, além da atualização, lançar um alerta aos riscos de uma gestão sem planejamento e ao mesmo tempo apontaram saídas através do uso de boas práticas de gestão.

Audiências paralelas

Paralelo ao Seminário dos Novos Gestores, o vice-prefeito Dr Jorginho esteve em agenda com secretário de Estado da Saúde, João Gabbardo dos Reis, ocasião em que tratou sobre os repasses à Atenção Básica do Município e ao Hospital de Caridade. Também, assuntos relativos à pasta como os valores em atraso por parte do Governo do Estado e UPA, foram tratados com o representante da FAMURS, Paulo Azeredo Filho.

O vice-prefeito esteve ainda, em contato com o secretário de Estado da Cultura Victor Hugo Alves da Silva, onde solicitou demandas da FEICAP e tratou sobre as políticas públicas estaduais para o setor.