Jovem Aprendiz oferece primeira oportunidade de emprego

21/02/2017 | Por: Elenara de Oliveira

Programa desenvolvido pela empresa JBS recebe o apoio da Administração Municipal e Senai

Nesta segunda-feira, dia 20 de fevereiro, 42 jovens com idades entre 14 e 21 anos deram um importante passo rumo à profissionalização, com a possibilidade de efetivação na maior empresa empregadora do município.

Se trata do programa Jovem Aprendiz JBS 2017, que dá a oportunidade para jovens iniciarem sua carreira no mercado de trabalho através do curso Assistente Administrativo.

Âncora do programa no município, a empresa JBS vai desenvolver o Jovem Aprendiz com o apoio da Administração Municipal de Três Passos que muito se empenhou para que o curso fosse ministrado aqui ofertando o local para realização das aulas, e também, com a parceria do SENAI, que ministra a formação.

A aula inaugural do programa, nesta segunda-feira, contou com a participação do prefeito Municipal de Três Passos Zé Carlos Amaral, da secretária Municipal de Assistência Social e primeira Dama Fabiane Amaral, da coordenadora de Assistência Social Geneci dos Santos, do gerente do Senai Alexandre Stein e do coordenador do programa Jamir Heberle.

Entusiasmada com o início do programa no município, a secretária de Assistência Social deu as boas-vindas aos jovens, ressaltando a importância deles aproveitarem este momento, dando tudo de si.

O prefeito Municipal enfatizou a oportunidade desta formação para estes jovens, sendo de grande valia para sua experiência vislumbrando o mercado de trabalho, e possibilitando efetivação de muitos deles. “Se vocês foram selecionados há algo de diferente dos demais, por isso aproveitem esta oportunidade”, ressaltou em seu discurso.

Já o gerente do SENAI explicou sobre o funcionamento do programa e como vai acontecer a formação, destacando que é essencial que todos entendam suas responsabilidades e direitos.

O programa Jovem Aprendiz é oferecido de forma gratuita, com 800 horas/ aulas ministradas de segunda à sexta-feira, onde os jovens recebem meio salário mínimo, e carteira assinada. Ele é realizado em duas etapas: a primeira é composta pela teoria, e a segunda acontece no ambiente de trabalho.

*Sonho realizado e expectativa de emprego

Aos 21 anos, Aquila Dias, entra para o programa com a experiência adquirida no Curso Técnico em Logística. Ela acredita ser esta formação um diferencial e vislumbra estar cada vez mais perto de alcançar seu sonho: trabalhar na empresa JBS.

“Em abril de 2013 passei a residir no município de Três Passos, e desde lá tenho o sonho de trabalhar na JBS”, enfatiza, dizendo que sua expectativa sempre foi de que este curso fosse oferecido no município.

Adquirir conhecimentos, e quem sabe conquistar seu primeiro emprego é a expectativa de Bernardo Widthauper, que aos 17 anos já agrega a sua formação o Curso Técnico de Eletromecânica. Ele diz estar muito feliz em poder ser um dos contemplados do programa. “Me sinto um vencedor, pois para estar aqui passamos por um processo de seleção, então, a partir de agora é buscar conhecimentos e uma vaga de emprego”, disse ele.

Para os jovens que fazem parte do programa, além da aquisição de conhecimentos e experiência, esta oportunidade é a possibilidade de efetivação na empresa e isso pode ocorrer através da demonstração de empenho e da realização de um bom trabalho. Inclusive, esta qualificação abrirá portas não só na JBS, mas em outras empresas do município.