Seminários comemoram com sucesso atividades da área da saúde no ano de 2016

09/12/2016 | Por: Elenara de Oliveira

- Evento objetivou promover a capacitação com a aquisição de conhecimentos e troca de experiências -

Um momento importante para os cerca de 150 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos ocorreu nesta sexta-feira, dia 09 de dezembro: a realização do III Seminário Municipal de Atenção Básica, II Seminário Municipal de Vigilância em Saúde e I Seminário Municipal de Saúde Bucal.

Um evento promovido pela Administração Municipal de Três Passos através da Secretaria Municipal de Saúde, que objetivou promover a capacitação com a aquisição de conhecimentos e troca de experiências.

A secretária Municipal de Saúde, Maria Helena Krumennauer, agradeceu a todos os funcionários da saúde pela dedicação ao trabalho realizado na Saúde, assim como, fez uma menção especial ao prefeito Zé Carlos, que segundo ela: “é um dos grandes responsáveis pelos frutos colhidos na área da saúde”.

Na ocasião o prefeito Municipal, Zé Carlos Amaral, destacou a importância do evento que oportuniza reunir todos os profissionais da Saúde. O gestor enfatizou que mesmo diante da crise financeira acarretada pelo atraso de repasses por parte do Governo Estadual, a gestão está dando tudo de si para não deixar a população desassistida, inclusive, a saúde do município é destaque à nível de país, resultado disse ele: “do empenho de uma equipe”.

Neste ano um dos focos do evento foi o racismo, que teve sua Política Nacional de Saúde Integral da População Negra instituída pela Portaria nº 992 de 13 de maio de 2009, expressando o compromisso com a diminuição das desigualdades sociais que acometem a população negra, sendo o racismo uma de suas expressões mais fortes. Para marcar o tema, os alunos da Escola Camugêre Cultural, realizaram uma apresentação de capoeira e a professora Viola explicou mais sobre o tema em questão.

*Palestra tiveram foco na prevenção do câncer

A primeira palestra do evento, teve como tema “Câncer bucal, PNE (Pacientes com Necessidades Especiais) e CEO (Centro de Especialidades Odontológicas)”, proferida pelo cirurgiões dentistas Erlon Beck e Tassiane Vione Deboni, cirurgiã dentista, habilitada em PNE e implantodontista.

Em seguida, a Dra. Rosani Staudt, abordou o tema “Contextualizando o CACON”. E para a palestra conclusiva o Dr. Lucas Zanini, médico cirurgião oncológico no CACON de Ijuí, abordou o tema “Medidas de prevenção em câncer”.

Momentos especiais foram vivenciados pelos funcionários da saúde que receberam um mimo, durante a apresentação das crianças do projeto Cante e Encante, coordenados pela professora Zenaide Tomm, entregue por elas caracterizadas de Noel.

Os alunos da Apae de Três Passos encantaram a todos com a apresentação da peça teatral “Cantina do Spaghetti”, inspirada nas cantinas italianas baseadas na montagem do Grupo de Teatro Seres de Luz.

E para finalizar o evento, a educadora física do Programa Três Passos em Movimento, professora Cleni da Silveira proporcionou momentos de integração com atividades físicas.