Educação Fiscal segue com palestras nas escolas municipais

10/11/2016 | Por: Elenara de Oliveira

A Administração Municipal de Três Passos, através da Secretaria Municipal da Fazenda e da Secretaria Municipal Educação e Cultura, juntamente com a equipe do GEFM (Grupo de Educação Fiscal Municipal), segue dando continuidade ao ciclo de palestras para os alunos da rede municipal de ensino referente ao projeto “Educação Fiscal”.

A palestra organizada pela GEFM desta vez foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Padilha do Nascimento no dia 27 de setembro de 2016. O GEFM no ato representado pelos Fiscais Tributários Fabio Goetz e Dinara E. Brandt e pelo Diretor de Tributos Jorge L. Schröter,  destacaram a importância do Programa no espaço escolar, sendo primordial, visto que, através dos nossos educandos  e educadores conseguimos desenvolver ações que beneficiam o Município inclusive na arrecadação de Tributos e a conscientização sobre a correta aplicação dos mesmos, também destacaram a real função social dos tributos, que asseguram a capacidade do exercício da cidadania vinculada ao desenvolvimento econômico do Estado e a distribuição justa dos recursos públicos para todos. Sendo assim, é um desafio, enquanto processo de inserção e resgate de valores na sociedade.

A Administração Municipal enfatiza que, através do programa inserido no projeto político pedagógico das escolas e trabalhado de forma integrada com os conteúdos programáticos dos componentes curriculares, os alunos se tornam mais consciente quando aprendem a identificar o valor dos impostos incluídos no preço de produtos e serviços que adquiridos e/ou tomados. O objetivo é evidenciar o sistema de arrecadação e a maneira como o dinheiro retorna em forma de serviços à população.

Em tempo, os palestrantes também destacaram o Programa da Nota Fiscal Gaúcha, dando ênfase ao Programa de Sorteio Municipal e Estadual, em especial, a importância de solicitar o seu CPF na nota na hora da compra de qualquer produto, elucidando e destacando os ganhadores dos referidos Programas onde semanalmente e mensalmente são distribuídos bicicletas e valores, respectivamente aos participantes e sorteados no programa.