Situação da bacia leiteira preocupa prefeitos da região

24/10/2016 | Por: Elenara de Oliveira

- Assunto será debatido em grande Seminário Regional em Três Passos -

Os prefeitos da região Celeiro estão preocupados com a situação do setor leiteiro. O assunto foi pauta da assembleia da Amuceleiro no dia 19 de outubro, quando sugeriu-se que a questão seja debatida à nível regional.

Neste sentido, um Seminário Regional do Projeto Construindo Leite será realizado no dia 11 de novembro, no Auditório da CACIS em Três Passos. Na oportunidade serão convidadas lideranças políticas e da sociedade civil, bem como, sindicatos, Emater e produtores da região, com objetivo de aprofundar a discussão sobre esse tema que é extremamente importante para o desenvolvimento econômico da região Celeiro.

O Projeto Construindo Leite é desenvolvido por um grupo formado por produtores de leite, e conta com o apoio de Sindicatos Rurais e Prefeituras no município de Chiapetta. Está sendo realizado desde o mês agosto em decorrência da brusca queda do leite naquele mês, e chama a atenção no estado porque tem conseguido fazer chegar até os agricultores familiares, pesquisadores e extensionistas, qualificando a produção leiteira, sem esquecer da renda e bem-estar da família.

Para o prefeito de Chiapetta, Osmar Kuhn, este seminário contribui para organizar os produtores no sentido de encontrar ações estratégicas para reverter o cenário da produção de leite. “Acontecimentos como fraude no leite e as mudanças na conjuntura das grandes agroindústrias, vêm causando grandes impactos principalmente sobre os produtores de menor produção em volume de leite”, avaliou.

O prefeito de Três Passos, Zé Carlos Amaral, entende que debater e criar políticas públicas para o setor é essencial, sendo esta uma demanda solicitada pelo Sindicato e produtores do município. “Precisamos fomentar esta discussão em torno da bacia leiteira, pois a situação é preocupante tendo em vista que nossos produtores estão abandonando a atividade leiteira”, ponderou.

O presidente da Amuceleiro, João Carlos Hickmann, acrescentou ser este um assunto de relevância, pois é um problema enfrentado por todos os municípios da região.

De acordo com a coordenadora do Projeto Rede Construindo Leite, Sula Vicieli Zradin, é preciso mudar a postura do produtor rural. “Precisamos fazer algo diferente que está sendo feito. Nosso objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do leite, para isso definimos duas ações que precisam ser resolvidas a curto prazo: Barrar ou tributar a importação de leite e estabelecer um contrato da relação comercial entre produtor e lacticínios”, declarou.

Refletem hoje na situação dos produtores de leite, conforme relata o Projeto Rede Construindo Leite, questões como: a falta de garantias ao produtor quanto ao pagamento e aos resultados da qualidade do seu leite; produtores que não receberam pagamento pelo leite entregue; e produtores que não conseguem mais vender o leite, pois algumas indústrias estão deixando de recolher pequenas quantidades e de comprar via cooperativas.