Prêmio de Responsabilidade Social 2016 será entregue a Três Passos

24/10/2016 | Por: Elenara de Oliveira

- Reconhecimento à Administração Municipal deve-se ao desempenho positivo nos diversos indicadores avaliados -

“Mais que um prêmio, uma atitude”, este foi o slogan do Prêmio de Responsabilidade Social 2016, promovido pela Assembleia Legislativa do RS, que busca incentivar as organizações rio-grandenses a demonstrar seu compromisso socioambiental.

Neste ano, a Prefeitura de Três Passos conquistou o 1º lugar, e por isso vai receber o Troféu de Responsabilidade Social Destaque RS, na categoria Municípios, por apresentar o melhor nível de desempenho na avaliação procedida a partir do Balanço Social e do Relatório de Responsabilidade Social apresentado pela Secretaria Municipal de Finanças.

Conforme a secretária Municipal de Finanças, Mara Quinot Both, a Secretaria da qual é gestora, tem o papel de gerir os recursos para atendimento de todas as áreas da Administração, e a contabilidade, através do contador, registrar os fatos ocorridos. “A questão do Balanço Social, não se trata de um relatório obrigatório, e sim, de um serviço adicional prestado pelo contador Rubens, em compilar dados que possibilitam a geração de informações. São de profissionais assim, comprometidos, que fazem a diferença”, ressaltou.

Para a categoria Municípios, os indicadores avaliados foram: Aprovação Escolar, % da folha em relação à receita, Assistência Social, % população com baixa renda, Benefícios Sociais, % população em subabitação, Capacitação Profissional, Preenchimento do Balanço Social, Consumo médio anual de energia elétrica, Saúde, Despesas públicas, Relatório de Responsabilidade Social, Educação e cultura, Taxa de alfabetização, Expectativa média de vida, Taxa de evasão escolar, Limite de despesa média com pessoal, Taxa de leitos disponíveis em relação à população, Meio ambiente, Taxa de mortalidade, Mínimo investido em ensino e Taxa de mortalidade infantil.

O prefeito Municipal, Zé Carlos Amaral, enfatizou da sua preocupação que a responsabilidade social esteja integrada e seja praticada em toda a organização pública, levando em conta os interesses da população. Ele salientou ainda que: “ter um comportamento ético e transparente no lidar com as questões do município, estando em acordo com as leis aplicáveis, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento sustentável, é um dos pilares da nossa gestão”, afirmou.

Na edição do Prêmio de 2015, Três Passos, havia ficado em 2º lugar, atrás do município de Passo Fundo.

A realização deste prêmio ocorre em parceria com entidades da Sociedade Civil representadas por uma Comissão Mista Organizadora, formada pela Fiergs, Federasul, Fecomércio, Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras, Ocergs/Sescoop, Famurs, Sesi, Sesc, ONG Parceiros Voluntários, Conselho Regional de Administração, Conselho Regional de Contabilidade, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, Associação Riograndense de Imprensa.