Educação Fiscal é tema de palestras nas escolas

22/06/2016 | Por: Elenara de Oliveira

Neste ano a Administração Municipal de Três Passos, através da Secretaria Municipal da Fazenda e da Secretaria Municipal Educação e Cultura, juntamente com a equipe do GEFM (Grupo de Educação Fiscal Municipal), deu início ao ciclo de palestras para os alunos da rede municipal de ensino referente ao projeto “Educação Fiscal”.

O ciclo de palestras organizado pela GEFM iniciou pela Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho no dia 21 de junho, e se estenderá nas demais escolas municipais no decorrer do ano.

O GEFM destaca que o projeto de educação fiscal considera que os conhecimentos sobre a função social dos tributos asseguram a capacidade do exercício da cidadania vinculada ao desenvolvimento econômico do Estado e a distribuição justa dos recursos públicos para todos. Sendo assim, é um desafio, enquanto processo de inserção e resgate de valores na sociedade.

“Para a compreensão desse conteúdo é necessário que os conhecimentos sejam vivenciados nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares como tema social contemporâneo, inseridos no projeto político pedagógico das escolas e trabalhados de forma integrada aos conteúdos programáticos dos componentes curriculares”, destaca a equipe do GEFM.

A Administração Municipal enfatiza que através do programa os alunos se tornam mais conscientes quando aprendem a identificar o valor dos impostos incluídos no preço de produtos e serviços que adquiridos e/ou tomados. O objetivo é evidenciar o sistema de arrecadação e a maneira como o dinheiro retorna em forma de serviços à população.

Na ocasião da palestra, o grupo também destacou a Nota Fiscal Gaúcha, dando ênfase ao Programa de Sorteio Municipal e Estadual, em especial, a importância de solicitar o seu CPF na nota na hora da compra.