Centenas de pessoas participam do Ato pela Saúde em Três Passos

03/06/2016 | Por: Elenara de Oliveira

A comunidade regional esteve mobilizada hoje pela manhã, 03 de junho, em defesa dos hospitais filantrópicos, especialmente do Hospital de Caridade de Três Passos.
A mobilização reuniu centenas de pessoas de vários municípios da Região Celeiro, as quais com cartazes em mãos buscaram defender a saúde pública e o pagamento imediato dos valores em atraso com os hospitais.
O “Ato pela Saúde”, concentrou inicialmente na Praça Reneu Geraldino Mertz, onde aconteceram as manifestações públicas, com posterior caminhada até o Hospital de Caridade.
Em seu discurso a representante dos funcionários do Hospital, Clair de Fátima Carvalho, lembrou que todos pagam seus impostos em dia, e dá mesma forma o Estado tem de agir com relação aos recursos da saúde, que é um direito de todo o cidadão.
O representante dos médicos, Dr. Silvio, enfatizou que todos estão preocupados com a situação e que mesmo com a falta de pagamento dos honorários não deixaram de atender. Ele ponderou que o ato não é apenas uma reivindicação de uma classe ou de um grupo, mas de população, afirmando que este é o caminho certo.
O presidente do Hospital de Caridade, Ademir Dreier, falou que o Governo do Estado coloca, não apenas a comunidade de Três Passos ou o Hospital, numa situação difícil, mas todos os hospitais do RS, sem ao menos dar uma satisfação de como ou quando serão feitos os pagamentos totais. Sobre a reunião de ontem com o Governo do Estado, o secretário da Saúde disse que irá repassar o valor referente ao incentivo correspondente a um mês. “Dificilmente iremos conseguir fazer um fluxo de caixa, não sabemos como será os próximos meses. Nós não administramos qualquer coisa, nós administramos vidas, queremos que o Estado cumpra com seu papel”, ressaltou, agradecendo a comunidade.
O presidente da CACIS, Alisson Müller, ressaltou a importância dos funcionários e dos médicos do hospital que hoje estão com os salários atrasados sem poder, muitas vezes, cumprir com seus compromissos como gostariam. Ele informou que a reunião realizada no dia 02, entre Amuceleiro e Amzop, foi um dia especial como representante da CACIS e da comissão, por pelo menos sinalizarem um valor que será pago. “Os esforços não param por aí, pois o prefeito junto do presidente da Câmara e do secretário de planejamento, ficaram em Porto Alegre, pleiteando à liberação de recursos para que a situação seja resolvida”, disse.
Müller lancou uma campanha em beneficio 100% ao Hospital de Caridade, com a venda de 10 mil números a R$20,00, sendo que os prêmios serão sorteados em agosto
Após, os manifestantes seguirem à casa de saúde, onde entoaram o Hino Riograndense, e deram um abraço simbólico no Hospital de Caridade.
A Administração Municipal de Três Passos esteve representada pelos seus secretários municipais, além de servidores públicos. O gestor do Executivo continua em Porto Alegre intervindo junto à esfera estadual para que os recursos atrasados, tanto da Atenção Básica, quanto do Hospital, sejam liberados.