Programa “Três Passos Em Movimento” foi selecionado para Mostra Brasil Aqui Tem SUS

20/06/2016 | Por: Elenara de Oliveira

- Experiência exitosa será apresentada durante Congresso em Porto Alegre -

O Programa “Três Passos em Movimento”, idealizado pela Administração Municipal de Três Passos e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos, foi selecionado pelo COSEMS/RS para participar da “Mostra Estadual de Experiências Exitosas do SUS nos Municípios do Rio Grande do Sul 2016/ Mostra Aqui tem SUS”.

A experiência exitosa do trabalho desenvolvido no município através do Programa, será apresentado no Congresso do COSEMS/RS 2016, que acontece nos dias 12 e 13 de julho, em Porto Alegre.

A Administração Municipal enfatiza que um dos objetivos do programa é contribuir para melhorar a qualidade de vida, a autoestima, os indicadores da obesidade e das doenças relacionadas, como: diabetes, hipertensão e principalmente doenças cardiovasculares, da população atendida pela atenção básica do município.

Um projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde através da equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que busca através de atividade física orientada, avaliação nutricional, orientações em saúde, verificação de pressão arterial e frequência cardíaca pré e pós atividade física, melhorar estes indicadores.

Conforme a coordenadora do Programa, a nutricionista Rosemeri Teresinha da Silva Kazerski, “duas vezes por semana é realizada a avaliação nutricional, na qual são obtidos peso, altura, IMC, circunferência da cintura e circunferência do quadril, pressão arterial e batimentos cardíacos. Esses dados são coletados e organizados em fichas clínicas para posterior avaliação dos dados para análise dos índices”, explica.

Os participantes do programa são orientados pela educadora física, Cleni Silveira. “Quem quiser participar basta dirigir-se ao Parque do Lago Frei Ivo de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã, das 7h45min às 8h45min, e à noite das 19h às 20h, horário em que as atividades físicas são realizadas”, ressalta.

Dedicação, comprometimento e força de vontade é o que não falta nas participantes do programa que comemoram os resultados alcançados.

Desde que o programa teve início, a aposentada Valéria Maria Simon, 74 anos, participa todos os dias, sem falta, das atividades. Ela ressalta que “a idade não é barreira, e que bom seria se todos aproveitassem esta oportunidade de fazer amizades e praticar exercícios”, ressalta.

A vendedora Maria Lurdes Blum, 52 anos, apresentava vários problemas de saúde e a participação no Programa Três Passos em Movimento propiciou uma melhora significativa na sua saúde. Assim como, o Três Passos em Movimento mudou por completo a vida da dona de casa Irma Schultz, 56 anos, trazendo novas perspectivas para sua vida.

O “Três Passos em Movimento”, oferecido de forma gratuita, é voltado para a população adulta e da terceira que desejam mudar seu estilo de vida. As atividades são realizadas em uma estrutura adequada no Parque do Lago Frei Ivo, um local propicio para a prática física.