Três Passos recebe nota 10 pelo Portal de Transparência

10/06/2016 | Por: Elenara de Oliveira

- Ranking é elaborado pelo Ministério Público Federal a partir de boas práticas para acesso a dados públicos-

O Município de Três Passos está entre os 47 municípios gaúchos que receberam nota 10 na avaliação mais recente do Projeto Ranking Nacional dos Portais da Transparência, feito pelo Ministério Público Federal.

Além disso, Três Passos está na lista de destaque da região Noroeste junto os portais das prefeituras de Horizontina, Santa Rosa e Vista Gaúcha que também receberam nota 10.

O ranking considera as informações disponibilizadas online pelos municípios. São levados em conta dados como receita e despesas, licitações, prestação de contas e diárias pagas pela prefeitura.

Para o Ministério Público Federal, a transparência dos dados é um mecanismo de prevenção e combate à corrupção, e possibilita o acompanhamento da correta aplicação de recursos públicos. A transparência é uma obrigação legal dos municípios.

Conforme a Administração Municipal de Três Passos esta é uma grande conquista para o poder público trespassense que registrou um crescimento de 9,10 para 10 no ranking.

“O ranking analisou as boas práticas para que os cidadãos consigam ter acesso às informações da administração pública pela internet e isso significa que estamos cumprindo com o direito de acesso à informação dos cidadãos”, ressaltou a secretária Municipal de Administração, Cristiane Sell Müller.

O Ranking da Transparência monitorou todos os 5.567 municípios do país, além dos 26 estados e do Distrito Federal. O Rio Grande do Sul está em 14ª lugar.