Acadêmicos de Agronomia da UERGS visitaram Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos

26/05/2016 | Por: Elenara de Oliveira

- Atividade foi marcada pelo conhecimento do trabalho da Secretaria e visitas às propriedades do município -

A Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos recebeu no dia 23 de maio, a visita dos acadêmicos do 1º semestre do curso de Agronomia da UERGS, campus Três Passos.

A visita dos acadêmicos, que estavam acompanhados da professora Danni Maisa da Silva da disciplina de Introdução a Agronomia, teve o objetivo de proporcionar uma aproximação com a realidade do meio rural do município tendo em vista que muitos deles são oriundos de outras regiões e outros estados, além de conhecer o funcionamento e os programas e projetos da secretaria.

O grupo acompanhado pelo secretário Municipal de Agricultura, engenheiro agrônomo Evandro Colombo, visitou à propriedade do suinocultor Adelar Piaia. Momento em que os acadêmicos puderam conhecer os projetos inovadores da propriedade na busca pela sustentabilidade.

*GRANJA PIAIA

A Granja Piaia possui 1600 matrizes em parceria com a JBS e instalou de forma inovadora um sistema de biodigestor aproveitando a biogás oriundo dos dejetos dos suínos para a geração de energia elétrica gerando economia com o fornecimento de 70% da energia da granja.

Outro projeto de destaque na Granja é a construção de cisternas para o aproveitamento das águas das chuvas com a capacidade de aproximadamente 1 milhão de litros tornando a granja autossuficiente por mais de 3 meses.

Na oportunidade esteve presente o agricultor Marcos Steiner, da Granja Steiner, que arrenda parte da propriedade para o plantio da grama tifton 85 visando à produção de feno. Através do sistema de fertirrigação os dejetos líquidos são utilizados para a adubação da área.

*PROPRIEDADE FAMÍLIA SCHU

A segunda visita foi realizada na propriedade da família Schu, onde o horticultor Jorge Schu, há mais de 20 anos na atividade, explicou o seu sistema de produção e comercialização de hortaliças.

*CONHECENDO O TRABALHO DA SECRETARIA

A visita encerrou-se na Secretaria Municipal de Agricultura. Ocasião onde o secretário de Agricultura explanou sobre o funcionamento da mesma, os projetos e programas desenvolvidos no setor agropecuário no município de Três Passos.

Na avaliação de todos a atividade foi produtiva e aproxima a Universidade da Secretaria de Agricultura, possibilitando no futuro parcerias com estágios, palestras, projetos de pesquisa e assistência técnica.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024