04/06/2025 | Por: Christian Baum - Jornalista Reg. Nº 0021854/RS
Rosani Antunes do Nascimento é eleita presidente do COGEMAS – Região Celeiro
No dia 3 de junho, nas dependências da Amuceleiro, foi realizada a reunião mensal do COGEMAS – Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social da Região Celeiro. Esses encontros, que ocorrem mensalmente, têm como principal objetivo promover a integração entre os secretários municipais de Assistência Social, incentivando a troca de experiências, o debate de temas de interesse comum e o fortalecimento da gestão da política pública na região. Além disso, as reuniões contribuem para o aprimoramento dos serviços prestados à população, qualificando as ações e fortalecendo as políticas públicas voltadas à área da Assistência Social.
ENTRE OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO COGEMAS, DESTACAM-SE:
→ Garantir aos gestores municipais de Assistência Social a participação nas decisões dos órgãos federais, estaduais e municipais;
→ Atuar na formulação das políticas de Assistência Social, com representação em instâncias de pactuação, apoiando sua concretização em planos, programas e projetos;
→ Apoiar e discutir critérios de transferência de recursos financeiros e técnicos destinados à Assistência Social;
→ Representar os municípios associados, defendendo seus interesses na área;
→ Promover encontros, seminários e eventos que incentivem a troca de informações e experiências entre os gestores.
Na ocasião, foi eleita a nova coordenação do colegiado para o biênio 2025-2027. A presidência ficará a cargo da Secretária Municipal de Assistência Social de Três Passos, Rosani Antunes do Nascimento. A vice-presidência será ocupada por Maria Beatriz Fagundes, Secretária de Assistência Social de Braga, e a função de secretária executiva ficará com Mara Peccin Padilha, gestora de São Valério do Sul.
Rosani ressaltou a importância do COGEMAS como espaço de debate e fortalecimento da política pública de Assistência Social, destacando também o desafio de mobilizar a participação ativa dos 21 municípios que compõem a região Celeiro.
O encontro contou com a presença dos representantes dos municípios de Santo Augusto, São Valério do Sul, Crissiumal, Três Passos, Braga, Coronel Bicaco e Miraguaí.