10/04/2025 | Por: Christian Baum - Jornalista Reg. Nº 0021854/RS
O Papel do Educador Especial no Contexto da Educação Inclusiva
O Educador Especial atua nas Salas de Recursos Multifuncionais, onde acontece o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O público-alvo do AEE são estudantes com Deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação. Atualmente o município de Três Passos conta com uma equipe de Educação Especial que conta com seis profissionais que atuam diretamente com o atendimento dos alunos público-alvo, além da coordenadora da equipe.
Nesse contexto, o Educador Especial tem a função de complementar ou suplementar a formação do aluno matriculado na rede regular de ensino, através de estratégias, adaptações e recursos pedagógicos, que visam potencializar suas habilidades, bem como de superar suas dificuldades, almejando sua autonomia e independência.
Além disso, o profissional do AEE deve estar em constante comunicação com os professores da sala de aula regular a fim de eliminar possíveis barreiras à sua aprendizagem e desenvolvimento. Da mesma forma, o acolhimento e vínculo com as famílias também é fundamental, pois é através da parceria entre família, escola e equipe multidisciplinar que se alcançam maiores resultados.