07/04/2025 | Por: Christian Baum - Jornalista Reg. Nº 0021854/RS
Projeto "Laços que Protegem" inicia suas atividades na Escola 25 de Julho
O projeto "Laços que Protegem: Construindo Diálogos para uma Vida sem Violência" realizou sua primeira ação na Escola Municipal 25 de Julho.
A iniciativa nasceu da articulação da Rede Municipal de Proteção Social, com o apoio do Ministério Público, representado pela promotora Bárbara Paz. O projeto surgiu com o objetivo de estabelecer parcerias com diversas entidades do município de Três Passos, visando o desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento dos diferentes tipos de violência contra crianças e adolescentes.
O objetivo inicial foi a formação de um grupo com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, interessados em atuar na luta contra a violência. A intenção é transformar o projeto em uma ação permanente no município.
A Escola Municipal 25 de Julho foi escolhida para dar o pontapé inicial no projeto. Durante a semana, diversas ações foram realizadas com o envolvimento de profissionais e entidades parceiras:
- Dia 02/04: A Rede Municipal de Proteção Social promoveu atividades com todas as turmas da escola;
- Dia 03/04: As ações foram conduzidas pela Brigada Militar e pela Polícia Civil;
- Dia 04/04: O SENAC promoveu uma palestra sobre comunicação não violenta;
- Dia 05/04 (sábado): Os pais e responsáveis participaram da palestra “O Impacto das Mídias Sociais nas Famílias”, enquanto as crianças assistiram ao espetáculo teatral “Espantosas Criaturas: Histórias de um Universo Descartável”, promovido pelo SESC e encenado pelo grupo A Turma do Dionísio.
Durante o evento, foram distribuídos diversos brindes aos alunos. Ao final, um aluno que estava acompanhado por seus pais ou responsáveis foi sorteado e ganhou uma bicicleta. A comissão organizadora tem como meta realizar pelo menos mais duas ações ainda este ano.
Entidades parceiras do projeto "Laços que Protegem":
Administração Municipal de Três Passos (Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde), Ministério Público, Sindilojas Celeiro, CACIS, Rádio 92,5 FM, Rádio Difusora, Rotary Club, Lions Club, CEDEDICA, Brigada Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, CIEE, SENAC, SESC, SICREDI, OAB, UNIJUÍ, Grupo de Profissionais de Psicologia de Três Passos e Região Celeiro, Colégio Ipiranga, CONSEPRO, Câmara de Vereadores, SINTRISCA, Programa Sommar e Casa da Amizade.