Obras da Academia de Saúde entram em fase de conclusão

06/05/2016 | Por: Elenara de Oliveira

Muito em breve a comunidade trespassense poderá contar com mais um espaço orientado por profissionais qualificados, para contribuir com a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população.

Estamos falando da implementação do polo do Programa Academia de Saúde, pela Administração Municipal de Três Passos, com o objetivo de promover práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, práticas integrativas e complementares.

As obras da academia, localizada na Rua Roque Gonzales, ao lado da ESF Centro, estão em fase final de sua construção. O projeto arquitetônico faz parte da modalidade ampliada com investimento de R$180.000,00 do Governo Federal, e contrapartida do município, o que vai totalizar R$195.386,92.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde de Três Passos, Marcia Gintzel, a academia de saúde é composta por três espaços: de vivência, de multiuso e com equipamentos. “Neste sentido, profissionais estarão orientando de forma permanente o desenvolvimento das atividades para potencializar estes espaços, assim como já acontece no Programa Três Passos em Movimento”, explicou ela.

O espaço de vivência é uma área coberta, é o ponto de referência do polo e abrigará grande parte de sua programação, já que pode ser utilizado durante todo o dia, independente das condições do tempo.

Já o espaço multiuso do polo é composto de uma área descoberta e livre, que pode ser apropriada das mais variadas formas, com as mais diversas atividades.

Finalmente, de forma praticamente contígua ao espaço multiuso, temos o espaço com equipamentos destinado ao desenvolvimento de práticas corporais e atividades físicas em uma série de equipamentos.

O Programa faz parte da estrutura organizacional das Redes de Atenção à Saúde (RAS), como componente da Atenção Básica e, por isso, funciona também como porta de entrada no SUS.