07/01/2025 | Por: Christian Baum
Preocupação com estiagem mobiliza entidades em Três Passos
A administração municipal de Três Passos se reuniu na manhã desta terça-feira (07/01) com a Defesa Civil, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Corpo de Bombeiros para debater estratégias de enfrentamento à possível agravamento da estiagem que ameaça o município. O encontro aconteceu na sede da prefeitura e destacou a necessidade de ações preventivas e emergenciais.
Entre os principais pontos discutidos, esteve a possibilidade de decretar situação de emergência caso a falta de chuvas persista nos próximos dias. A decisão final dependerá da avaliação dos dados que serão apresentados em uma nova reunião marcada para a próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro. Esses dados incluirão informações sobre os prejuízos causados pela estiagem no município, especialmente nas áreas agrícolas, que já começam a sentir os impactos.
A previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul, particularmente na região noroeste, aponta para a continuidade de estabilidade climática, intercalada por condições pouco instáveis. Esse cenário pode agravar ainda mais a situação de seca, exigindo atenção redobrada das autoridades locais.
Sendo assim, a situação climática está sendo monitorada, e medidas para minimizar os impactos da estiagem, serão tomadas, casos necessário, a fim de proteger a população e a economia local.
Estiveram presentes na reunião a Secretária Municipal de Agricultura e Coordenadora da Defesa Civil, Cristiane Bertaluci, o Procurador Geral do Município, Carlaile Horbe, o 1º Sargento e comandante do pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Três Passos, Reni Emerson Zaltron, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Extensionista Social da Emater/RS, Laurice Gelatti Diniz, a Secretária Municipal de Assistência Social, Rosani Nascimento, e a Assistente Social Juliana Kaufmann de Quadros.