03/01/2025 | Por: Christian Baum
TRÊS PASSOS AVANÇA COM A AGROINDÚSTRIA DE MEL E FORTALECE O PROGRAMA PRÓ-AGROINDÚSTRIA
A Secretaria Municipal de Agricultura começou o ano com uma visita à Cooperativa Fortpassos, alinhando os últimos detalhes para a abertura da agroindústria de mel, que está em fase final de implementação. A vistoria do Serviço de Inspeção Municipal será o próximo passo. A visita foi conduzida por João de Souza, da Cooperativa Fortpassos, e contou com a presença da Secretária Municipal de Agricultura, Cristiane Bertaluci, e do Coordenador Municipal das Agroindústrias, Lauri Kanitz. O fortalecimento das agroindústrias é prioridade para a administração municipal, que, por meio do Programa Pró-Agroindústria, oferece incentivos financeiros, técnicos e estruturais. Cada agroindústria pode receber o incentivo financeiro de até 2.000 URM (equivalente a R$ 13.120,00), além de contar com:
- Assessoria técnica especializada, com acompanhamento em todas as etapas de regularização, além da disponibilização de profissional habilitado para a função de responsável técnico às agroindústrias e atividades que demandarem tal profissional
- Capacitações e cursos para aprimorar a gestão e a produção.
- Serviços de terraplanagem e melhorias em infraestrutura.
- Apoio na participação em feiras e eventos, e na criação de canais de distribuição, além de outros incentivos previstos na Lei Municipal 5628/2021.
Esses recursos são fundamentais para garantir que os empreendimentos atendam às normas de qualidade e segurança alimentar, agregando valor aos produtos locais e fortalecendo a economia de Três Passos.
"Apoiar as agroindústrias é investir no futuro do município. Estamos transformando o potencial dos nossos produtores em oportunidades reais, promovendo emprego e renda para a nossa população," destacou o prefeito Arlei Tomazoni
"O Programa Pró-Agroindústria é uma ferramenta essencial para garantir que as agroindústrias de Três Passos tenham condições de competir e crescer com sustentabilidade, sempre atendendo aos padrões exigidos," afirmou a Secretária de Agricultura, Cristiane Bertaluci.