Agroindústria de mel de Três Passos participa de visita técnica para conhecer padrões do selo SUSAF em Frederico Westphalen

15/10/2024 | Por: Christian Baum

Com o objetivo de promover a capacitação e o aprimoramento dos produtores locais, a Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos oportunizou ao proprietário da agroindústria Apiário e Meliponário Dapper, Claudir Dapper, uma visita técnica à agroindústria Gaitcoski, localizada em Frederico Westphalen. A visita, realizada no dia 09 de outubro, teve como foco a troca de experiências e o conhecimento dos padrões de produção que garantem o selo SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), um diferencial que abre portas para a comercialização de produtos de origem animal em todo o estado do Rio Grande do Sul.

A agroindústria Gaitcoski, administrada por Vanderlei Terezinha Gaitcoski e Albino Mariano Gaitcoski, tem se destacado pela excelência em seus processos e pelo atendimento às rigorosas normas sanitárias, fator fundamental para a obtenção do selo SUSAF. Durante a visita, os participantes puderam observar de perto as boas práticas de fabricação, as exigências sanitárias e os cuidados no processamento de produtos, com o intuito de aplicar esses conhecimentos na realidade local de Três Passos.

A visita mediada pela Química Industrial com especialização em Responsabilidade Técnica e Consultoria de Alimentos, Vanessa Peixoto Machado Ott, contou com a presença da Secretária Municipal de Agricultura, Cristiane Bertaluci, do Coordenador do Programa Pró-Mel, Engenheiro Agrônomo Evandro Colombo.  Também participaram da visita Ana Carolina Mendes Dias Seibt, responsável técnica da agroindústria Gaitcoski, e Gabriela Manfro Magalhães, fiscal do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Frederico Westphalen, que compartilharam detalhes sobre os critérios para manutenção do selo SUSAF e a importância da conformidade com as normas sanitárias.

Para o produtor Claudir Dapper, essa experiência foi uma oportunidade única de ampliar seus conhecimentos sobre o funcionamento de uma agroindústria que segue padrões reconhecidos em todo o estado. "Visitas como essa nos dão a chance de entender melhor as exigências e como elas podem ser aplicadas em nossa produção local. O selo SUSAF é um objetivo importante para os produtores de Três Passos, pois amplia nosso mercado e valoriza nossos produtos", destacou Dapper.

A Secretaria de Agricultura de Três Passos continua comprometida em fortalecer a agroindústria local, incentivando a qualificação dos produtores promovendo o desenvolvimento e a valorização dos produtos do município.