Conselho Municipal de Agropecuária reinicia suas atividades em 2016

06/04/2016 | Por: Elenara de Oliveira

- Dentre os assuntos na pauta da reunião esteve a aprovação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Três Passos -

O Conselho Municipal de Agropecuária de Três Passos, reestruturado através da Lei nº 3285/97 que institui o conselho como órgão de representação de todas as entidades existentes no município, ligadas à produção agropecuária e aos trabalhadores rurais, reiniciou suas atividades para o ano de 2016, no dia 31 de março.

Fazem parte do conselho um grupo que representa 25 entidades públicas e privadas do setor que se reúnem uma vez ao mês, para deliberar, analisar e elaborar as diretrizes gerais da política agropecuária e do Plano de Desenvolvimento do Município de Três Passos.

Atualmente a presidência do conselho está com Mário Zart, agricultor produtor de leite, e atual presidente da Associação de Desenvolvimento do Distrito de Bela Vista, e o secretário, Kelvis Rauber, extensionista da Emater.

Além de um intenso trabalho de fortalecimento e qualificação do conselho, já nas duas primeiras reuniões abordou-se diversos assuntos como a articulação e organização para o 6º Grito de Alerta com o tema “Semeando um novo amanhã” que será realizado no dia 12 de maio em Três Passos.

Também foi apresentado, debatido e aprovado o Plano Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, que dá as diretrizes para o setor no município; o cadastramento de emendas parlamentares pela Secretaria Municipal de Agricultura no valor de R$ 350 mil, com a finalidade de comprar equipamentos para as Associações, e os projetos para o financiamento pelo FAPER – Fundo Municipal de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais de Três Passos.

O secretário Municipal da Agricultura, Evandro Colombo, explica que o FAPER é gerenciado pelo Conselho Agropecuário e tem como objetivo principal apoiar empreendimentos através de financiamento com recursos próprios.  “O empreendedor rural interessado em acessar o fundo deve procurar o técnico de seu distrito para a elaboração do projeto técnico, que será apresentado no conselho agropecuário para análise de sua viabilidade socioeconômica”, informa.

Atualmente o Fundo apoia 19 projetos no valor de R$ 130.996,85 beneficiando diversos agricultores e duas associações de desenvolvimento distrital. Para a Administração Municipal, os conselhos municipais são apoiadores importantes na gestão pública, pois através deles se debate e toma-se decisões de forma participativa e democrática e transparente, fortalecendo e impulsionando o desenvolvimento da comunidade.