CURSO CAPACITA APICULTORES PARA MELHORAR PRODUÇÃO E SUSTENTABILIDADE

14/10/2024 | Por: Christian Baum

CURSO CAPACITA APICULTORES PARA MELHORAR PRODUÇÃO E SUSTENTABILIDADE

No dia 02 de outubro, a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o ATEG Apicultura Assistência Técnica e  Gerencial do SENAR, coordenado pela médica veterinária Diane Pess,  realizou o curso sobre Divisão de Enxames de abelhas Apis mellifera, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ministrado pelo experiente instrutor Celso Prevedelo, de Palmeiras das Missões, o treinamento faz parte das ações do Programa de Apicultura – Pró-Mel, que visa capacitar nossos apicultores e otimizar os índices de produção e produtividade.

Mesmo sem a prática no campo devido à chuva, o curso foi essencial para reforçar o conhecimento técnico dos participantes, proporcionando uma base sólida sobre a importância da divisão de enxames na manutenção e expansão sustentável dos apiários. A técnica é importante não apenas para aumentar a produção de mel, mas também para garantir o equilíbrio saudável das colônias, com o crescimento dos apiários através do aumento das colmeias em produção.

"A assistência técnica é essencial para o sucesso e profissionalização dos apicultores, trazendo melhorias contínuas na produção," afirmou Cristiane Bertaluci, Secretária Municipal de Agricultura. A parceria com o SENAR e a oferta contínua de cursos como esse permitem que os apicultores acompanhem as melhores práticas do setor e implementem técnicas modernas para maximizar a produção com sustentabilidade.
O engenheiro agrônomo Evandro Colombo, responsável pelo programa Pró-Mel, também destacou a relevância do evento: "Capacitações como essa são fundamentais para que os produtores estejam preparados para os desafios do mercado e possam otimizar suas produções, melhorando não só a quantidade, mas também a qualidade do mel e dos subprodutos."

Agradecemos ao SENAR por essa parceria de sucesso, que continua contribuindo para o crescimento, inovação e profissionalização dos apicultores de nossa região!