Reunião do Conselho de Agropecuária de Três Passos

01/07/2024 | Por: Christian Baum

Reunião do Conselho de Agropecuária de Três Passos

Na última quinta-feira (27), os membros do Conselho Municipal de Agropecuária de Três Passos se reuniram no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). A reunião foi presidida por Kelvis Rauber e secretariada por Cristiane Bertaluci. O conselho, composto por representantes de dezenove entidades ligadas à produção agropecuária e aos produtores do município, tem caráter consultivo e deliberativo. É responsável pela discussão, análise e elaboração das diretrizes gerais da política agropecuária, com o objetivo de assessorar órgãos da administração pública e entidades privadas em suas atividades operativas.

Durante o encontro, a Secretaria Municipal de Agricultura apresentou oito projetos de financiamento para os produtores locais, por meio do Fundo Municipal de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais de Três Passos. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

A Médica Veterinária Bruna Sartori Kloss explicou sobre a abertura de inscrições para a Assistência Técnica Gerencial (ATeG) do Senar em ovinocultura, promovida pela Secretaria de Agricultura em parceria com o Sindicato Rural de Campo Novo. A ATeG é essencial para uma gestão eficiente, oferecendo ferramentas e técnicas para a organização administrativa e financeira, fundamentais para a sustentabilidade e crescimento dos negócios rurais. Com um controle rigoroso do rebanho, os produtores podem garantir a saúde e a qualidade dos animais, recebendo orientações sobre manejo, alimentação, reprodução e cuidados veterinários.

A consultoria também foca na redução de custos e aumento da lucratividade, permitindo a identificação de áreas para redução de despesas e aumento dos lucros. Além disso, a saúde dos animais é priorizada através de práticas sanitárias adequadas, prevenção de doenças e tratamentos necessários. Com duração de três anos e visitas mensais agendadas previamente, a ATeG proporciona um acompanhamento contínuo e a implementação gradual das melhorias recomendadas, abrangendo temas como gerenciamento da atividade, custos de produção, controle do rebanho, orientações de manejo, sanidade e mercado. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Agricultura.

Em seguida, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Erhardt Hepp, convidou todos para o Dia de Campo - Estação Meteorológica, que será realizado no dia 05 de julho na propriedade de José Luís Bonzanini, localizada na Linha Turvo. O evento, organizado pelo Sindicato em parceria com a UERGS, permitirá a visitação de uma estação meteorológica do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS). Esta estação é fundamental para o monitoramento climático, gerando dados sobre umidade, temperatura, vento, chuva, radiação, entre outros fatores, e melhorando o monitoramento agroclimático. Com isso, os agricultores podem se beneficiar de informações mais precisas e atualizadas.

As reuniões ordinárias do conselho ocorrem sempre na última quinta-feira do mês, às 9h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.