Análise de Solo: Ferramenta Essencial para o Agricultor

14/06/2024 | Por: Christian Baum

Análise de Solo: Ferramenta Essencial para o Agricultor

A Secretaria Municipal de Agricultura orienta os produtores sobre a importância da análise de solo. Essa prática avalia os atributos químicos, físicos e biológicos do solo, permitindo compreender sua capacidade de fornecer nutrientes às plantas, textura, capacidade de retenção de água e outros aspectos relevantes para a produção agrícola. A maior utilização da análise é para o diagnóstico da fertilidade do solo, identificando teores de macro e micronutrientes, alumínio e pH. Também fornece o teor de matéria orgânica, avaliando a eficácia das práticas de manejo realizadas.

Conforme destaca a Secretária Municipal de Agricultura, Cristiane Bertaluci, a pasta possui um programa que subsidia 30% do valor dos serviços de análise realizados por estabelecimentos credenciados, e os técnicos orientam os produtores com base nos laudos obtidos.

A análise de solo permite avaliar a necessidade de calagem, recomendando nutrientes específicos para adubação conforme a necessidade e expectativa de rendimento da cultura, promovendo uma nutrição balanceada e alta produtividade. Isso é crucial, especialmente diante dos altos custos dos fertilizantes, pois permite usar apenas a quantidade ideal estimada.

Segundo o Engenheiro Agrônomo Marcerlo Larssen , para uma boa análise de solo, é essencial seguir procedimentos adequados na amostragem, como dividir a área em partes homogêneas, escolher a ferramenta e profundidade corretas, e coletar um número representativo de amostras. A amostragem pode ser feita em qualquer época do ano, mas a correção de acidez deve ser realizada pelo menos 3 meses antes do plantio.

Portanto, analisar o solo é fundamental para diagnosticar suas condições, prescrever o uso prudente de fertilizantes e corretivos, possibilitando maior produtividade, lucratividade e cuidado com o meio ambiente.