Mercado de trabalho: oficina para adolescentes aborda os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial

12/06/2024 | Por: Christian Baum

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Três Passos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo a Oficina “ Inteligência artificial e o futuro do trabalho: Desafios e oportunidades”.

Ministrada pelo psicólogo da Assistência Social, Guilherme Ullmann, o primeiro encontro aconteceu no dia 06 de junho, nas dependências do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), com alunos da EMEF 25 de Julho e EMEF Gonçalves Dias.

Entre os objetivos da oficina, estão a conscientização sobre a IA, proporcionando aos participantes uma compreensão básica dos conceitos e aplicações da inteligência artificial, explorando o seu impacto no trabalho, bem como capacitar os participantes com habilidades e conhecimentos relevantes para se adaptarem ao ambiente de trabalho impulsionado pela IA.

Segundo o psicólogo a iniciativa é bastante relevante, especialmente considerando o impacto crescente da inteligência artificial (IA) em diversos setores da sociedade, incluindo o mercado de trabalho.  “A oficina deve ser vista como um ponto de partida para um processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento profissional”, destacou Guilherme.

Ao todo, serão seis encontros no total, sendo um por semana, com duração estimada de 1h30min cada. O grupo é composto por adolescentes de 14 a 16 anos, oriundos de escolas da Rede Municipal de Ensino de Três Passos.

Durante os encontros, o foco será o desenvolvimento de Competências e habilidades para o futuro com vistas ao mercado de trabalho, assim como os adolescentes terão a oportunidade de aprender a confeccionar o seu próprio currículo.

Além do psicólogo Guilherme Ullmann, também irão participar da oficina, os profissionais da Secretaria Municipal de Educação, o assistente social Luis Carlos Padilha e a psicóloga Débora Dreher.