Administração segue investindo na melhoria dos acessos através do Programa Porteira adentro com pedras irregulares

11/06/2024 | Por: Christian Baum

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, mantém seu compromisso de na melhoria dos acessos às propriedades rurais através do Programa Porteira Adentro, com um investimento de mais de R$320.000,00 (trezentos e vinte mil reais) em pedras irregulares para calçamento. Este programa tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento das atividades agropecuárias, fornecendo uma infraestrutura adequada para o tráfego nas vias que conduzem às propriedades.

Um exemplo recente do impacto positivo desse programa foi o investimento na melhoria dos acessos dos produtores Delcio Bismar Rache, Rudinei de Oliveira Gest, Maury Klesener e Paulo Ricardo Sturmer.

Conforme destaca a Secretária Municipal de Agricultura, Cristiane Bertaluci, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela legislação, a cada 200 URM (Unidade de Referência Municipal), equivalente a R$1.256,00 em produção agropecuária comprovada por nota fiscal do município de Três Passos no ano anterior à inscrição, o produtor tem direito a 1 m³ de pedra irregular para calçamento.

No que diz respeito às responsabilidades, cabe ao Município a execução dos projetos técnicos, aquisição e pagamento das pedras irregulares, além dos serviços de remoção e transporte de terras. Por outro lado, aos beneficiários do programa, cabe a contratação e pagamento da mão de obra para o assentamento das pedras irregulares, fornecimento de terra ou pó de brita.

Através do Programa Porteira Adentro, a Secretaria Municipal de Agricultura reforça o compromisso da Administração em promover a melhoria dos acessos. As pedras irregulares não apenas facilitam o trânsito nas vias rurais, mas também fortalecem a infraestrutura de forma duradoura, essencial para o crescimento econômico e social das comunidades agrícolas." destaca o Prefeito Municipal Arlei Tomazoni.