Apicultores recebem capacitação em alimentação artificial de abelhas

06/06/2024 | Por: Christian Baum

Apicultores recebem capacitação em alimentação artificial de abelhas

No dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o SENAR, promoveu um curso sobre Alimentação Artificial de Abelhas, ministrado pelo engenheiro agrônomo e instrutor do SENAR, Celso Prevedello. O curso, uma iniciativa idealizada pela médica veterinária Diane Pes, técnica do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR-RS, foi totalmente voltado para atender às necessidades específicas dos apicultores participantes.

A alimentação artificial de abelhas é crucial para garantir a sobrevivência e a produtividade das colméias, especialmente em períodos de escassez de recursos naturais. Com as mudanças no clima e no meio ambiente, os apicultores enfrentam desafios constantes para manter suas colmeias fortes e saudáveis.

O engenheiro agrônomo Evandro Colombo, coordenador do programa Pró-Mel da Secretaria de Agricultura, destacou a relevância do fortalecimento das colmeias para maximizar a produção de mel durante as floradas. "A revisão regular das colmeias e a manutenção de reservas alimentares adequadas são práticas essenciais para manter os enxames ativos e produtivos", afirmou Colombo. Ele reforçou que, com o suporte técnico correto, os apicultores estão melhor preparados para enfrentar os desafios impostos pelo clima e garantir a saúde e a produtividade de seus apiários.

A parceria entre a Secretaria de Agricultura e o ATeG do SENAR representa um passo significativo no fortalecimento da apicultura local. "Investir na capacitação dos nossos apicultores é investir no futuro da nossa produção de mel. Com conhecimento e técnicas avançadas, conseguimos melhorar a eficiência e a sustentabilidade das atividades apícolas", ressaltou Cristiane Bertaluci Secretaria de Agricultura.

Esta iniciativa não só capacita os produtores, mas também promove a sustentabilidade e a resiliência da apicultura, um setor vital para a economia rural e para a preservação ambiental. Através de programas como este, a Secretaria de Agricultura reafirma seu compromisso com o desenvolvimento e o fortalecimento dos apicultores, garantindo que estejam bem equipados para superar desafios e aproveitar oportunidades.