Reinaugurada biblioteca Roberto Araújo no CTG Missioneiro dos Pampas de Três Passos

05/06/2024 | Por: Christian Baum

Na noite desta terça-feira, 04/06/2024, o Prefeito Arlei Tomazoni e o Vice-prefeito, Rodrigo Ipê estiveram prestigiando a reinauguração da Biblioteca Roberto Araújo, no CTG Missioneiro dos Pampas de Três Passos. Com a presença do Patrão, Adônis Pletch, a criadora da Biblioteca, Carmen Maicá, Coordenadora Cultural, Margarete Schweigert, 2ª Prenda do RS, Cristina Diemer, 1ª Prenda Juvenil do RS e a idealizadora do Projeto de Revitalização, Laura Braseiro, 1ª Prenda Mirim do RS, Kelli Larissa Pletsch, demais autoridades, convidados, associados e comunidade, a cerimônia resgatou o histórico da Biblioteca Roberto Araújo, sendo um projeto de revitalização, atividade esta que está sendo realizada pela 1ª Prenda Juvenil do RS, Laura Schweigert Braseiro. O resgate desta história tem por objetivo deixar registrado e valorizar os que nos antecederam e concretizaram o sonho de se ter uma biblioteca junto ao CTG Missioneiro dos Pampas.

A História da Biblioteca iniciou em 2002, quando foi idealizada pela senhora Carmen Maicá, em sua primeira gestão como patroa da entidade. A criação de uma biblioteca tradicionalista tinha por finalidade atender as escolas da rede pública e privada, e destinava-se a realização de pesquisas referentes à cultura gaúcha. Após muito empenho para viabilizar sua criação, a Biblioteca foi inaugurada no dia 12 de março de 2005.

O nome escolhido para a biblioteca foi uma homenagem a Roberto Araújo, que teve sua trajetória na entidade marcada pela dedicação e voluntariado. Peão atuante dentro da entidade, onde cursava aulas de gaita ponto, participava do Departamento Campeiro e das Invernadas Artísticas Mirim e Juvenil. Com 11 anos de idade, no dia 1º de novembro de 1993, quando estava colaborando nos preparativos de um evento na entidade, sofreu um acidente vindo a falecer. Como reconhecimento ao seu legado recebeu esta homenagem.

Para este acervo, foi recebida uma doação de Osvaldo Bender, proprietário da então “Comércio Tecidos Três Passos”, valor que foi utilizado para a compra de 105 livros sobre tradicionalismo gaúcho, adquiridos na Fundação Cultural Gaúcha. Conforme os registros, também recebeu obras literárias de diversas áreas do conhecimento vindas de Altamiro e Iraci Araújo, Rosane Cassol, Ingrid Volf, Carmen e Waldomiro Maicá, Geraldo e Elizabeth Bogado, Mario e Zilda Petzhold dentre outros. Ainda em 2023, o vereador Jair Locatelli, indicou, através de emenda impositiva, o valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) para melhorias. Esse valor foi recebido no início de 2024 e todo investido em melhorias.

Conforme a idealizadora do Projeto de Revitalização, Laura Braseiro, a revitalização significa o fortalecimento do sentimento de ser missioneiro e agradeceu todos os envolvidos. “Além de todo orgulho de sermos Missioneiro, também pudemos ver "quantas mãos" e as vezes quanto tempo são necessários para concretizar um projeto como foi o de revitalizar nossa Biblioteca. Obrigado a todos. Este reconhecimento também nos serve de inspiração para manter este sonho através de outras ações em que vamos Revivendo e Florescendo Sonhos”.