Administração Municipal recebe visita da Emater Regional

30/03/2016 | Por: Elenara de Oliveira

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Carlos Alberto Turra, visitou o prefeito Municipal de Três Passos, Zé Carlos Amaral, nesta terça-feira, dia 29 de março. Também participaram do encontro, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Schommer; o chefe do Escritório Municipal da Emater, extensionista Kelvis Rauber; e o secretário Municipal de Agricultura, Evandro Augusto Colombo.

O objetivo da reunião foi tratar dos projetos em parceria entre o Poder Público e a instituição, bem como, sua importância no desenvolvimento da agricultura familiar.

Turra, salientou que a região administrativa de Ijuí abrange os Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí, colocando à disposição a equipe técnica da entidade para dar suporte ao município nas mais diversas áreas. “Contem conosco para realizar ações que contribuam para o fortalecimento da agricultura familiar”, disse.

Conforme o secretário Municipal da Agricultura, de forma integrada a Secretaria e Emater estão procurando cada vez mais uma aproximação, buscando sempre o desenvolvimento sustentável da agropecuária e do Município. “Nosso objetivo é fortalecer as parcerias constituídas para que Três Passos se solidifique cada vez mais como celeiro de oportunidades”, ressaltou.

Os próximos trabalhos que juntos irão desenvolver é na busca do fortalecimento do associativismo e na diversificação, com projetos na área de hortifrutigranjeiros, piscicultura e avicultura colonial. “Queremos bastecer a comunidade trespassense com produtos saudáveis, produzidos pelos nossos agricultores familiares, sempre focando na geração de emprego e renda com oportunidade para todos”, concluiu Colombo.

Os números no setor agropecuário foram pontuados pela Administração Municipal, o que avalizam o Município de Três Passos na posição de polo regional. São 61.350 suínos alojados por lote, 10.045 matrizes nas Unidades Produtoras de Leitão (UPL), totalizando 130 suinocultores, ainda, existem 15 novos projetos em andamento. Já na avicultura, cultura que iniciou em 2011 no município, são 26 produtores, 536.200 aves alojadas por lote e há mais 04 novos projetos em andamento; além disso, Três Passos tem uma produção de 30 milhões de litros de leite por ano, com aproximadamente 700 produtores.