Comunidade trespassense prestigiou a 21ª Feira Municipal do Peixe e Mostra da Agricultura Familiar

30/03/2016 | Por: Elenara de Oliveira

Durante os dias que antecederam a Páscoa, a comunidade trespassense teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da produção diversificada do município. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Emater organizaram nos dias 23 e 24 de março a tradicional Feira do Peixe que completou sua 21ª edição.

Este ano somaram-se aos piscicultores do município os agricultores familiares, agroindústrias e as artesãs da Casa da Cultura que deram mais vida ao evento, deixando a Praça Reneu Mertz mais alegre e colorida.

Para o extensionista Kelvis Rauber, chefe do escritório da Emater, a ideia é sempre auxiliar e colaborar com os projetos de interesse do município. “A comunidade pode ter certeza que a Emater sempre estará apoiando as boas iniciativas que venham de encontro ao desenvolvimento do município”.

Para os organizadores do evento, um dos objetivos principais foi valorizar a produção e os produtores locais, disponibilizando a comunidade produtos de qualidade, e aos agricultores familiares e empreendedores do município a possibilidade de comercializarem a sua produção. Esta é uma prática que já ocorre em diversos municípios promovendo o desenvolvimento da comunidade com a geração de emprego e renda, pois os recursos movimentam a economia local, evitando que o município seja abastecido com produtos vindos de fora.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura, engenheiro agrônomo Evandro Colombo, “irá se buscar cada vez mais o incentivo e o apoio à produção local de forma diversificada e sustentável, sempre com o apoio das entidades ligadas ao desenvolvimento rural e da comunidade”, salientou.

No último semestre de 2015 a Secretaria Municipal de Agricultura em conjunto com as associações de Desenvolvimento Rural, repassaram 28.802 alevinos beneficiando 103 produtores.

Mediante a esta informação, Colombo ressalta que isso demonstra o crescimento da atividade no município, proporcionando uma maior oferta de peixes e uma dieta alimentar mais rica para as famílias envolvidas. “A partir dos debates e da organização da Feira do Peixe, começam a surgir novas idéias como a realização de mais feiras durante o ano, o surgimento de pequenos abatedouros para peixes e a formação de uma Associação de Piscicultores”, pontuou.

Os organizadores do evento agradecem a participação dos piscicultores, agricultores, artesãs e empreendedores, os quais disponibilizaram os seus produtos aos consumidores, e principalmente, à comunidade que prestigiou com um bom público o evento.