Município de Três Passos estimula a avicultura colonial

24/03/2016 | Por: Elenara de Oliveira

A Secretaria Municipal da Agricultura de Três Passos, Emater e Frutipassos realizaram uma reunião no dia 16 de março, com o objetivo de estimular a avicultura no município.

A reunião, que aconteceu no Auditório do STR, contou com as famílias interessadas, extensionistas da Emater, Kelvis Rauber e Laurice Gelatti; presidente da Cooperativa Frutipassos, José Sortica; técnico Junior Gretter; técnico do Distrito de Floresta, Jair Locatelli; e com o secretário Municipal de Agricultura, Evandro Colombo.

A partir de uma demanda de um grupo de agricultores assistidos pelo Escritório Municipal da Emater de Três Passos, que buscava alternativas econômicas de subsistência para as famílias e propriedades, a avicultura colonial passou a ser estimulada como uma alternativa possível e viável. O grupo é formado por 11 famílias interessadas, as quais já estão sendo acompanhadas pela assistência técnica e que já participaram de qualificação técnica e profissional através do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Na ocasião, os extensionistas da Emater relataram ao grupo que existe um projeto de financiamento junto ao BADESUL - Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul - para a aquisição de equipamentos para o abatedouro que irá funcionar junto à Frutipassos. Além disso, os novos avicultores foram orientados a realizar a alteração cadastral CNAE Fiscal no setor de blocos de produtor da Prefeitura, devendo acrescentar a atividade avícola no bloco para posterior registro na Receita Estadual.

O presidente da Cooperativa Frutipassos, José Sortica, convidou as famílias a realizarem a adesão, fortalecendo a cooperativa. Ele ressaltou que a Frutipassos vai fornecer a estrutura de abate, transporte e comercialização. “A ideia inicial é fornecer carne de frango para a merenda escolar e abastecer o mercado local com um produto diferenciado e oriundo de nossa agricultura familiar”, salientou o presidente.

O secretário de agricultura Evandro Colombo colocou a estrutura da Secretaria Municipal de Agricultura à disposição e manifestou o seu apoio a iniciativa. “Em um primeiro momento serão encaminhadas as terraplanagens à construção dos aviários, também, colocamos à disposição das famílias os recursos do FAPER – Fundo Municipal Agropecuário para o financiamento dos projetos dos interessadas”, explicou Colombo.

Inicialmente, o objetivo é trabalhar com até 1000 aves por ano em cada propriedade, onde que a ave para ser considerada frango caipira precisa ser abatida com no mínimo 105 dias.