Prefeito de Três Passos decreta situação de emergência

13/05/2024 | Por: Christian Baum

Prefeito de Três Passos decreta situação de emergência

O prefeito Arlei Luís Tomazoni, assinou na sexta-feira, dia 10 de maio de 2024, decreto de Situação de Emergência do município de Três Passos com a finalidade de minimizar os problemas ocasionados pela chuva intensa registrada principalmente no dia 02/05/2024, com acumulados significativos, que causou múltiplos desastres, atingindo o Município que disponibilizou todo o aparato disponível para minimizar os efeitos, bem como para assistência e socorro aos afetados.

As intempéries resultaram em danos humanos e materiais e os prejuízos econômicos e sociais se somam como agravantes da situação de anormalidade.  Em Três Passos, os principais problemas foram registrados no interior, com pontes internas totalmente danificadas, pontes de divisa, estradas e bueiros tiveram danos com a enxurrada, bem como o setor agropecuário, bovinocultura do leite e pastagens, hortifrutigranjeiros dentre outros. O grande volume de água, em um pequeno intervalo de tempo comprometeu o sistema de drenagem pluvial, resultando em danos econômicos e sociais para o município.

O decreto vai auxiliar no direcionamento de recursos do Estado e União, como a contratação de serviços, compra de materiais, com dispensa de licitação, garantindo maior agilidade no encaminhamento e liberação do seguro agrícola e acesso a linhas de crédito especial para minimizar os prejuízos causados pelas intempéries climáticas.

O decreto tem a validade de 180 dias e entrou em vigor a partir da data de sua publicação.