29/04/2024 | Por: Elenara de Oliveira Frizzo
Nesta segunda-feira, 29 de abril, das 8h30 às 17h, acontece o Seminário Regional de Artesanato promovido pela Administração Municipal por meio da Casa de Cultura Professor Orestes Luiz Colombo e Agência do Sine local e em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – FGTAS e Emater.
O prefeito Municipal Arlei Tomazoni, a secretária Municipal de Educação Noeci Pastorio, a secretária Municipal de Assistência Social Rosani do Nascimento, e a coordenadora de Cultura Andrea Baraldi, participaram da abertura oficial do evento.
A primeira palestra da manhã, foi ministrada pela agente de Desenvolvimento da FGTAS, Etiane Moellmann, a qual falou sobre o "Programa Gaúcho do Artesanato (PGA)". Ela explicou que a FGTAS desenvolve a iniciativa, que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.
Conforme Etiane, o PGA também é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.
Após, foi realizada a palestra "Teoria das Cores – Círculo Cromático", assunto explanado pela artesã Maiara Boeno Brum, que também ministrou a oficina "Mandala em Pontilhismo", durante à tarde.
A extensionista do Escritório Regional da Emater de Ijuí, Isabel Wanessa Robaert de Souza, abordou o tema "Vivências com o Artesanato e suas Contribuições para a Geração de Renda e Saúde Mental".
O evento, realizado no Auditório Irmã Dulce, no Parque Municipal de Exposições, tem como público alvo artesãos da região, assim como pessoas ligadas ao setor.