Secretaria Municipal de Agricultura participa de encontro com a EMBRAPA

18/03/2016 | Por: Elenara de Oliveira

- Grupo de pesquisadores vai apoiar as pesquisas e a difusão de novas tecnologias na região -

No dia 09 de março, Três Passos recebeu a visita de uma equipe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a qual participou de diversos momentos no município.

As atividades começaram pela manhã com a visita a propriedades que cultivam as variedades de batata doce multiplicadas pela Embrapa, e assistidas pelo MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores Familiares). Após, a comitiva visitou a área experimental do curso de Agronomia da UERGS, localizada no ETEC em Bom Progresso.

Já pela parte da tarde, aconteceu uma reunião no Condomínio Sindical Erton Lampert para avaliar os trabalhos e as parcerias da Embrapa em Três Passos e região Celeiro. Neste momento, a EMBRAPA apresentou o Programa Biofort, que na sua essência busca enriquecer os alimentos que já fazem parte da dieta da população.

De acordo com a equipe, o Programa utiliza-se da técnica de Biofortificação através do cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando cultivares mais nutritivas aumentando os teores de ferro, zinco e vitamina A, além de transferir para as plantas, boas qualidades agronômicas como produtividade, resistência à seca, pragas e doenças.

Em Três Passos e região a Embrapa desenvolve em conjunto com o MPA e a UERGS experimentos com quatro variedades de batata doce biofortificadas que chegam a produtividades superiores a 32 ton/há, quatro vezes mais que a média nacional.

Na avaliação do grupo participante, o trabalho de pesquisa e assistência técnica é fundamental, pois o RS é o maior produtor de batata doce do Brasil, e a produção concentra-se em pequenas unidades de produção familiar. Também se avaliou como extremamente importante a presença da EMBRAPA na região.

Conforme explicou o secretário Municipal de Agricultura, Evandro Augusto Colombo, que participou das ações, a Embrapa vem decentralizando suas ações, e a ideia é manter uma unidade de pesquisa na região Celeiro para atender as necessidades locais. “O grupo comprometeu-se em apoiar as pesquisas e a difusão de novas tecnologias, que deverão avançar ainda mais somando-se ao conjunto de entidades já participantes. E nós da Secretaria de Agricultura, colocamo-nos à disposição para fortalecer as ações já existentes”, disse.

Participaram do encontro a equipe da Embrapa composta pelo assessor da Diretoria Executiva de Transferência de Tecnologia de Brasília, Apes Perera; pesquisador da área de Fitopatologia da Embrapa Hortaliças de Brasília Alexandre Mello; analista da Embrapa Clima Temperado Alberi Noronha; e o bolsista do Programa Biofort Marcelo Gafanha. Ainda, estiveram presentes a equipe técnica do MPA composta pelo assessor técnico engenheiro agrônomo César Borscheid, o coordenador municipal Ivanor Johann, e os técnicos Cristerlei Knoop e Carlos Machado, e as estagiárias Vanessa e Bruna. Da UERGS fizeram-se presentes os professores do curso de Agronomia Mastrângelo Lanzanova, Marciel Redim e Eduardo Souz; e a reunião contou também com a presença do Sr Moacir Zagonel Presidente do Sindicato dos Comerciários, e do Secretário Municipal de Agricultura engenheiro agrônomo Evandro Colombo.