Secretaria Municipal da Agricultura de Três Passos lança olhar ao jovem rural

15/03/2016 | Por: Elenara de Oliveira

Parceria com Casa Rural Familiar vai possibilitar desenvolvimento e qualificação da juventude rural trespassense

A Administração Municipal de Três Passos através da Secretaria Municipal da Agricultura, buscando melhor atender as demandas e necessidades dos agricultores de nosso município e suas famílias, está construindo uma parceria com a Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Santo Isidoro de Frederico Westphalen.

O novo projeto visa atender a uma demanda levantada em 2015 no 1º Seminário de Associativismo Rural, quando foi solicitado um programa que contemplasse a juventude rural do município.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura Evandro Colombo, as Casas Familiares Rurais trabalham com uma metodologia apropriada para a realidade do meio rural, baseada na Pedagogia da Alternância, e em instrumentos pedagógicos coerentes, capazes de promover o desenvolvimento integral (profissional, político, econômico, cultural, ecológico, entre outros) e facilitam a qualificação do jovem e sua família num cenário de desenvolvimento sustentável.

Em sua concepção, à Casa Familiar Rural propõe ao jovem o desenvolvimento de um projeto sustentável para a sua permanência no meio rural, de forma que promova a consciência crítica nos educandos, viabilizando seus projetos profissionais de vida, associados e integrados ao grupo, à família, à comunidade em geral.

Colombo explica que para isso o jovem que ingressa em uma Casa Familiar Rural, utiliza-se do método da Alternância, passando uma semana na escola e duas semanas em sua propriedade, aplicando na prática os seus conhecimentos e desenvolvendo com sua família o seu projeto profissional. Desta maneira, há momentos sucessivos e incessantes de um processo de Aprendizagem: Observar na propriedade – refletir na CFR – e Empreender na propriedade.

O prefeito Municipal Zé Carlos Amaral enfatizou que esta iniciativa de parceria visa garantir um futuro melhor ao jovem do campo, possibilitando à qualificação, e com isso o desenvolvimento da propriedade.  “Temos que oferecer mecanismos para que o jovem queira ficar no campo, dando continuidade à propriedade, além disso inovando e buscando empreender com novas práticas empreendedoras”, salientou.

Os jovens que participarão do projeto, serão indicados pelas Associações de Desenvolvimento Rural dos Distritos e acompanhados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e monitores da escola.

Além da formação específica, voltada para a realidade do jovem, à Casa Familiar Rural, possibilita intercâmbios com outras regiões agrícolas do Brasil e do exterior. A última experiência foi realizada em 2015, quando um grupo de jovens e monitores viajou à França para conhecer a realidade das Casas Familiares Rurais e das propriedades e famílias do meio rural francês.