03/03/2016 | Por: Elenara de Oliveira
- Projeto objetiva simplificar e desburocratizar o processo de registro de empresas-
Na manhã desta quarta-feira, dia 02 de março, o SEBRAE apresentou à Administração Municipal de Três Passos o projeto de implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).
Participaram da apresentação representantes de diferentes áreas da Prefeitura, que estarão envolvidos no projeto, assim como o prefeito Municipal Zé Carlos Amaral, que ficou muito entusiasmado com o projeto. “A implantação do projeto traria mais agilidade e simplificaria a abertura de novas empresas no município”, considerou.
A REDESIM foi criada através da Lei 11.598/ 2007 e tem o objetivo de agilizar os processos de abertura, fechamento e alteração de empresas, com a integração dos sistemas municipais à Rede, que está sendo implantada em todo o país.
Conforme explicou o consultor do Sebrae, Lourenço Mayer, a REDESIM é um projeto nacional, de base legal, que propõe aos órgãos envolvidos na abertura de empresas a facilitação desse processo ao empreendedor.
Além dos benefícios para o empreendedor, o projeto traria muitos benefícios para o Município como ter uma base de dados centralizada e compartilhada; facilitar e aumentar o controle dos órgãos de fiscalização; incrementar os impostos municipais; aumentar o número de formalização de empresas e negócios; otimizar seus processos de licenciamento e registro, entre outros.
Caso o município implante o projeto, o próximo passo será a realização de um workshop para definir um plano de trabalho de implantação do projeto no município.