Município segue vigilante na luta contra o mosquito aedes aegypti

26/02/2016 | Por: Elenara de Oliveira

- Vigilância Sanitária, Agentes de Saúde, Agentes da Dengue e Conselhos Municipais de Saúde estão em trabalho permanente -

A melhor prevenção contra o mosquito transmissor das três mais temíveis doenças que ameaçam nosso país: dengue, chicungunya e zika se faz com ações permanentes.

No município de Três Passos, a Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizando a sociedade, através da Vigilância Sanitária, Agentes de Saúde, Agentes da Dengue e Conselhos Municipais de Saúde.

No dia 25 de fevereiro, todos estiveram reunidos para planejar e receber orientações sobre a urgência em combater o mosquito aedes aegypti.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Maria Helena Krumennauer todos estão empenhados na missão de alertar a população sobre os cuidados que se deve ter para evitar a reprodução do mosquito. “Estamos fazendo visitas em residências e conscientizando a comunidade, na cidade e interior. A mobilização é permanente e precisamos contar com a ajuda de toda a comunidade nesta luta”, destaca Maria Helena.

A agente da dengue, Magali Trautmuller, ressalta que a população tem recebido muito bem os profissionais que realizam as visitas nas casas. “O trabalho está sendo bem acolhido pela população, ficamos felizes com a colaboração pois o que estamos fazendo é em benefício à saúde de todos”, disse.

PRINCIPAIS CUIDADOS:

– Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

– Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

– Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

– A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

– Caixas d’água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

– Vasilhas que servem para animais como gatos e cachorros beberem água devem ter a água trocada diariamente;

– As piscinas devem ter tratamento de água com cloro sempre na quantidade recomendada. Piscinas não utilizadas devem ser desativadas, com a retirada total da água, e permanecerem sempre secas;

– Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo;

– Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

– As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária;

– Sempre que observar alguma situação que você não possa resolver, avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.