Investimento em Bem-Estar Animal Impulsiona a Produção Leiteira em Três Passos

01/03/2024 | Por: Christian Baum

Investimento em Bem-Estar Animal Impulsiona a Produção Leiteira em Três Passos

Em virtude das leis de incentivo e apoio técnico, a Secretaria Municipal de Agricultura consegue dar suporte aos produtores para desenvolver diversas atividades econômicas.

A família de Ireni Maria Goetz administra uma propriedade dedicada à bovinocultura de leite, uma das principais fontes de renda. Seus filhos, Regis e Wesley Henicka, gerenciam a propriedade e estão atualmente envolvidos na construção de um "Compost Barn", projetado para abrigar até 55 animais. É importante destacar que o plantel bovino totaliza 80 animais na propriedade.

Esse sistema, composto por um galpão com uma cama de compostagem generosa, oferece aos animais um amplo espaço para se movimentarem e descansarem, proporcionando condições de conforto. Aliadas a uma alimentação balanceada, essas condições têm demonstrado um potencial significativo para aumentar a produtividade por vaca por dia.

Além disso, o Compost Barn proporciona uma série de benefícios adicionais: os animais terão menos necessidade de deslocamento, estarão abrigados das intempéries, como o sol escaldante e a chuva, e terão acesso facilitado a uma alimentação equilibrada.

Vale ressaltar que os filhos de Ireni Maria Goetz participaram do Programa Semeando, retomado em 2021, em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (SMEC). Este programa, implementado nas escolas rurais, tem como objetivo preparar os jovens para a sucessão nas atividades agrícolas, ao mesmo tempo que os introduz nas mais recentes tecnologias para fortalecer o setor agropecuário.

"Para nós, a construção do 'Compost Barn' representa não apenas um investimento em infraestrutura, mas também um compromisso com o bem-estar dos nossos animais e o futuro sustentável da nossa propriedade." destaca Wesley Henicka

Salientamos que a família estará participando da 12ª Mostra da Terneira, como parte da programação da 17ª Feicap, que ocorrerá entre os dias 19 e 24 de março deste ano. Este inclui a exposição de terneiras e novilhas das raças Holandesa e Jersey, reconhecidas por sua genética superior na conversão de produtos vegetais, como pastagens, silagens, rações e concentrados em leite. Durante a mostra, esses animais serão avaliados enfatizando tanto sua morfologia quanto sua genética, de modo a destacar suas características únicas e distintivas.

A administração municipal reconhece a importância não apenas econômica, mas também social e nutricional da produção leiteira. Além de ser uma importante geradora de empregos, contribui para uma vida saudável em nossa comunidade.

Conforme o Secretário Municipal de Agricultura, Luis Carlos Diettrich "A Secretaria de Agricultura está comprometida em fornecer não apenas apoio técnico, mas também serviços essenciais, como a terraplanagem na propriedade da família Goetz. Através da Lei da Bovinocultura de Leite, continuamos a atualizar nossas políticas para melhor atender às necessidades dos agricultores locais e promover um desenvolvimento agrícola sustentável".