Bosque Vila Real vai receber 1880 novas mudas de árvores nativas

19/02/2016 | Por: Elenara de Oliveira

A Administração Municipal de Três Passos através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Três Passos vai iniciar nos próximos dias um trabalho de supressão das árvores do Bosque Villa Real.

Esta é uma área de 4 hectares doada para o Município em 2006, pela família Vila Real. De posse do local, o município iniciou um estudo com a finalidade de recuperação da área.

Segundo a equipe técnica da SeMMA, um levantamento feito comprovou a necessidade de substituição de exemplares. São espécies exóticas como legustres, canelas e pinus que estão prejudicando as plantas e os animais nativos.

No lugar das árvores suprimidas serão plantadas 1880 mudas de árvores nativas, número calculado conforme a quantidade de madeira que vai render com a derrubada destas árvores.

Conforme o biólogo da SeMMA, Diego Maciel, serão plantadas frutíferas nativas como pitangueira, cerejeira e guabiroba, além de árvores nobres como ipê, grapia, caroba e canelas. “São árvores adaptáveis ao clima, flora e fauna da região”, explica.

O biólogo ressalta que esta recuperação vai demorar em torno de 90 dias, e que todo o serviço faz parte do Plano de Ação para recuperação do Bosque Villa Real.

“Construímos um plano de ação, para devolver o bosque à comunidade melhorado, para que ela possa usufruir da área com a finalidade de lazer, passeios e estudos”, salienta Diego, explicando que primeira coisa para definir o Plano de Ação foi verificar com a comunidade do bairro o que seria feito ali: “realizamos reuniões com a Associação de Moradores do Bairro Santa Inês para apresentar a eles o que se pensava para o local. Discutimos com eles a derrubada das árvores, a necessidade de retirada dos animais que existem no local, da construção de pontilhões para facilitar a caminhada, demarcação de um caminho, colocação de placas, retirada de entulhos, entre outras coisas que são necessárias”, finaliza.

Muitas melhorias foram realizadas no local pela Administração Municipal como a construção de calçadas, cerceamento da área, colocação de bueiros e inventário da fauna e flora.

A SeMMA pede aos moradores atenção no local, especialmente com as crianças, pois durante os serviços haverá movimentação de maquinário pesado na área e nas ruas adjacentes.

O Município de Três Passos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, coloca-se à disposição para quaisquer dúvidas, sugestões ou esclarecimentos através do telefone (55) 3522-0420 ou pessoalmente na Avenida Santos Dumont, 75.