Três Passos se une contra o mosquito Aedes Aegypti

15/02/2016 | Por: Elenara de Oliveira

Neste sábado dia 13 de fevereiro, foi o Dia D de Luta contra o mosquito Aedes Aegypti promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos contando com a presença a presença dos ACE, ACS, PATRAM, 7º BPM, Brigada Mirim, Leo, Vigilância sanitária, 19ª CRS, e Secretarias Municipais de Obras, Transportes, Educação e Meio Ambiente.

“Clamamos à comunidade para que cada um colabore no cuidado para evitarmos os criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, ressaltou a secretária Municipal de Saúde, Maria Helena Krumenauer.

O objetivo do evento é alertar a população sobre a importância do combate ao mosquito. Dentre as ações encampadas nesta luta está a primeira reunião com as autoridades reativando o Comitê contra a Dengue. Também foi oficializada a abertura da Sala de Monitoramento, onde serão recebidas denúncias pelo número 3522- 0400, as quais serão imediatamente investigadas. Ainda, toda a terça-feira a Secretaria Municipal de Saúde estará divulgando dados oficiais.

O Aedes aegypti possui metamorfose completa, passando pelas fases de ovo, larva, pupa e mosquito adulto, sendo que a larva se desenvolve em água parada, geralmente num período de oito a dez dias. A fase da pupa dura em torno de dois dias e o mosquito adulto vive e torno de trinta dias.

Além da Dengue, o Aedes aegypti é transmissor da Chikungunya e Zika Virus. Diante de toda situação instalada, a população precisa se preocupar com seus espaços domésticos e de trabalho, descartar adequadamente o lixo e cuidar os ambientes propícios à proliferação do mosquito.

“Se cada cidadão não se conscientizar e apoiar as ações de prevenção, possivelmente esta própria população que estamos tentando defender sentirá os efeitos desse descuido na atitude de prevenção individual e coletiva”, conclui a secretária da Saúde.