Entreposto do Super Colono e RK Queijos Artesanais receberam a visita do serviço de inspeção municipal de Três Passos

19/01/2024 | Por: Christian Baum

As médicas veterinárias do Serviço de Inspeção Municipal, Gabriela de Mello e Rafaela Dornelles, juntamente Diretora de Agricultura Cristiane Bertaluci, deram continuidade às suas visitas técnicas nas agroindústrias do município, destacando-se a significativa contribuição na discussão de temas cruciais relacionados ao Serviço de Inspeção Municipal. Estas visitas, se revelam como uma oportunidade valiosa para abordar e esclarecer questões pertinentes à inspeção, evidenciando a importância do S.I.M dentro do município, garantindo a qualidade na produção local.

No Supermercado Colono, a visita focou no entreposto, devidamente registrado no serviço de inspeção municipal. Entreposto, são estabelecimentos que recebem matéria-prima de produtos de origem animal e a submete a processamento que implique alterações de sua composição química, com adição de temperos, como cloreto de sódio e condimentos, para serem comercializados no próprio estabelecimento.

Vanessa Peixoto Machado Ott, química industrial, responsável técnica do entreposto, e Leonardo de Porter, encarregado do açougue, acompanharam a visita, fornecendo explicações sobre o funcionamento do estabelecimento.  Vanessa destacou que teve o privilégio de trabalhar por alguns anos com a ISO 17025, e por se tratar de normas internacionais, as exigências quanto aos controles de qualidades sãos muito mais amplos para atender aos critérios técnicos, o que faz com que as Boas Práticas de Fabricação se torne prática e acessível a qualquer produtor que deseja implanta-la em sua agroindústria tornando assim, seus produtos seguros em questões higiênico sanitário e de alta qualidade.

Na sequência, a agroindústria RK Queijos Artesanais, de propriedade de Rosangela Kehl, recebeu a visita da equipe da Secretaria de Agricultura.  Rosangela e seu filho Vitor Gabriel conduziram a visita, detalhando o processo de produção e expedição dos produtos. Certificada em agosto do ano passado, a empresa destaca-se na produção de queijos artesanais diferenciados, integrando um amplo espectro de agroindústrias em desenvolvimento no município.

Gabriela e Rafaela sublinharam a relevância da presença ativa das agroindústrias na Feicap, agendada para março deste ano, enxergando-a como uma oportunidade ímpar para apresentar seus produtos diferenciados ao público. Além disso, destacaram que o Serviço de Inspeção Municipal está à disposição para esclarecer dúvidas, reforçando o compromisso em proporcionar suporte técnico e orientações necessárias aos participantes do evento.

Com uma agenda abrangente de visitas, salientamos que todas as agroindústrias do município serão contempladas com a presença das médicas veterinárias. Essa iniciativa visa fortalecer os laços entre os profissionais de saúde animal e os empreendedores locais, promovendo uma abordagem integral e cuidadosa na inspeção e monitoramento das atividades agroindustriais.