Hospital de Caridade de Três Passos apresenta novo tomógrafo a Prefeitos e secretários de saúde

05/01/2024 | Por: Christian Baum

-Engajamento entre o Hospital e Poder Público beneficiando a comunidade-

Com a mobilização de prefeitos dos municípios vizinhos e Hospital de Caridade de Três Passos, a região passa a contar com um importante equipamento na área da saúde para realização de exames em pacientes. Desde o final do mês de dezembro a casa de saúde trespassense conta com um novo aparelho de Tomografia marca CANON, de 16 canais, adquirido em parceria, com recursos oriundos dos Municípios de Três Passos na casa dos R$ 550.000,00; Tiradentes do Sul, R$132.906,64; Esperança do Sul com R$ 83.594,62 e Bom Progresso R$ 54.313,18, além da contrapartida do Hospital de Caridade com R$179.185,56. O custo total do aparelho é de R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais).

A administração do Hospital de Caridade convidou prefeitos e secretários municipais de saúde para um encontro, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 05/11/2024. Na ocasião, primeiramente foram apresentados os novos uniformes da equipe do SAMU SALVAR adquiridos com recursos do hospital, e na sequência, os mandatários puderam conhecer o local e o aparelho que já está sendo instalado no seu local oficial. (Confira as Fotos)

O projeto de compra do equipamento teve início em Outubro de 2023 quando ocorreu uma reunião com a presença do presidente e administradora do hospital, Marcos Bohn e Leila Klein Bender e os Prefeitos e Secretários de Saúde deste Municípios: Prefeito de Três Passos Arlei Tomazoni, Vice Rodrigo Ipê, Secretária de Saúde de Três Passos Maria Helena Krummenauer, Prefeito de Tiradentes do Sul Alceu Diel, Secretário de Saúde de Tiradentes do Sul  Maurício Beier, Prefeito de Bom Progresso  Armindo Heinle, Secretário de Saúde de Bom Progresso Roque Valerius, Prefeito de Esperança do Sul Moisés Ledur e o Secretário de Saúde de Esperança do Sul Ademir da Cruz, entenderam a importância do aparelho de Tomografia de última geração tecnológica, para população regional, atendendo assim pacientes com total excelência, contando com melhor um diagnóstico preciso e rápido. Os gestores municipais concordaram em antecipar recursos para a rápida aquisição do tomógrafo, mostrando o engajamento entre o Hospital e Poder Público beneficiando a comunidade.

O novo tomógrafo está passando pela fase de instalação com readequação de salas, limpeza, pintura, higienização, cabeamento elétrico, iluminação e sistema adequado de temperatura com instalação e ajustes nos aparelhos de ar condicionado. Os testes finais já estão agendados com uma equipe especializada de uma empresa de São Paulo e o equipamento deve estar totalmente disponível em uma semana. Nos dias 09, 10,11 e 12 de janeiro haverá treinamento especial de aplicação clínica tomográfica computadorizada “Aquilino Start” para os funcionários do setor, no Hospital de Caridade de Três Passos, através da Canon Medical Systems do Brasil.

Sobre o aparelho: O tomógrafo da marca CANON tem 16 canais, ou seja são 16 fileiras detectores de imagens do corpo humano. Tecnologia 3D em cores. Conta com sistema de tecnologias inovadoras de última geração da Canon Medical é uma unidade de reconstrução de imagem rápida projetada para minimizar a dose de radiação e otimizar o tempo necessário para o diagnóstico. Uma vasta gama de aplicações avançadas garantem o conforto e a facilidade de posicionamento mesmo para os pacientes maiores. Além de facilitar o posicionamento de pacientes acamados/debilitados e crianças/idosos. Todos os comandos de posicionamento mecânico podem ser operados confortavelmente do console. O novo tomógrafo garante maior velocidade de rotação do segmento, menor tempo de apneia para o máximo conforto do paciente, menos artefatos de movimentação para melhores imagens diagnósticas, tudo isso com a garantia de qualidade e segurança para os médicos e operadores do aparelho.