Formação para novos Conselheiros Tutelares, titulares e suplentes ocorreu no Centro de Convivência Irmã Dulce em Três Passos

13/12/2023 | Por: Christian Baum

- Os novos Conselheiros assumem no próximo dia 10 de janeiro -

A prefeitura Municipal de Três Passos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, no Centro de Convivência Irmã Dulce, a formação para os novos conselheiros tutelares, titulares e suplentes, que irão assumir no próximo dia 10 de janeiro.

O curso foi ministrado pela Assistente Social, Roselaine Klaus Camatti, da empresa CRESCER TREINAMENTOS LTDA ME, de Chapecó/SC., que já vem desenvolvendo um trabalho de assessoria técnica desde o ano de 2022.

A formação foi focada na atuação dos Conselheiros Tutelares, órgão voltado à garantia e à defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Abordou, além das legislações e normas, situações cotidianas do conselheiro tutelar, refletindo sobre a sua prática e encaminhamentos.

A Secretária de Assistência Social, Rosani do Nascimento e o Presidente do COMDICA, Ebio Alencar Bastos, destacaram a importância da qualificação dos conselheiros, nesse primeiro momento. “É essencial aos conselheiros tutelares, tanto os titulares como os suplentes, conhecerem suas atribuições e a Rede de Proteção. Serão estes profissionais que atuarão na linha de frente para garantir os direitos da criança e do adolescente de nosso município e cabe a nós, quanto Secretaria e Conselho de Direito, propiciar que esse novo colegiado esteja preparado para assumir essa responsabilidade.

Essa formação é a primeira de uma sequência de capacitações que virão no decorrer nos próximos quatro anos.