Alunos do Programa Semeando e seus responsáveis conhecem a matriz da Auriverde em Cunha Porã/SC

13/12/2023 | Por: Christian Baum

No dia 05 de dezembro a empresa Agropecuária AURIVERDE, instalada em Feijão Miúdo Três Passos proporcionou uma viagem para alunos representantes das quatro escolas do campo e seus responsáveis, para a sua matriz em Cunha Porã/SC. A empresa AURIVERDE é parceira do Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar e como prêmio patrocinou a viagem e a alimentação do dia.

Além de alunos e pais, também acompanharam a viagem a diretora da EMEF Wally Elisa Hartmann Carla Berwanger, os professores Anderson Gretzler e Louvane Brunet e o estagiário de agronomia Gabriel Jandrey. Tiveram um dia intenso de atividades, a recepção foi na Ser Auriverde em Cunha Porã e Maravilha SC, pelo Vice-presidente da Auriverde Daniel Ferrari, após visita no moinho Realta, pela parte da tarde, visita na Fábrica de Ração, unidade nova de recebimento de grãos e Mercado Super Auriverde.

No moinho Realta acompanharam o sistema de produção de farinha e derivados, em Maravilha conheceram o centro de armazenamento de grãos e fábrica de ração, ainda em Cunha Porã visitaram o supermercado, a SER AURIVERDE e todo centro administrativo e de encontros e lazer dos funcionários. Na oportunidade, acompanhados do Vice-Presidente Daniel Ferrari e comitiva, ouviram falar da história, missão e de seus valores, sobre a diversificação dos produtos e serviços oferecidos por esta gigante cooperativa. Para a empresa foi um dia muito produtivo onde podemos trocar ideias, compartilhar o nosso dia a dia e parabenizamos a todos os envolvidos no Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar.

A Administração Municipal de Três Passos, através da Secretaria Municipal de Educação agradece a parceria construída neste ano e reitera o convite para 2024, o Programa tem se destacado, pelo planejamento e trabalho em equipe e com a participação ativa de muitos parceiros.

Breve histórico da Cooperativa Regional Auriverde

A Cooperativa Agrícola Mista Cunha Porã Ltda nasceu em 1968, criada por um grupo de 69 agricultores que tinham o propósito de buscar novos caminhos para a sociedade. Inicialmente, o objetivo era desenvolver as atividades econômicas de forma comum, organizar a produção e a comercialização. Entretanto, o desconhecimento sobre cooperativismo, as dúvidas e a falta de confiança para uma sociedade em comum criaram muitas dificuldades, mas que não abalaram nossos pioneiros. A solidariedade e a dedicação foram precursoras de um marco importante na comunidade regional.

No ano de 1975 a Cooperativa Agrícola Mista Cunha Porã/SC, promoveu a fusão com a Cooperativa Agrícola Mista Maravilha/SC, passando a chamar-se Cooperativa Regional Auriverde. No ano de 1982 incorporou a COAPESC do município de São Carlos/SC. E no ano de 2008 a Auriverde incorporou a COOPERCOLINA (Cooperativa Regional Agropecuária Colina), localizada no município de Orleans, sul do Estado de SC. Em 2018 a Auriverde expandiu para a região noroeste do Rio Grande do Sul, sendo que, a partir desta data, a Cooperativa Regional Auriverde vem desenvolvendo bons frutos com o relacionamento com seus associados, clientes e colaboradores através de muito esforço e trabalho em equipe, fazendo que a cada dia, tanto a Auriverde como os seus produtos sejam reconhecidos em todo o país.

Produção

Na área de atuação da Auriverde, são produzidos suínos, aves e leite, além do cultivo de milho, soja, feijão, trigo, fumo, frutas e reflorestamento. Quatro principais atividades segmentadas para seus clientes e cooperados: VAREJO: Agroveterinárias, Supermercados, Posto de Combustível e Máquinas Agrícolas. INDÚSTRIAS: Fábricas de Rações, Moinho de Trigo e Indústria de Panificados. PRODUÇÃO AGRÍCOLA: Milho, Soja e Trigo. PRODUÇÃO PECUÁRIA: Suínos, Aves e Leite.

Área de Atuação

Municípios da Região Oeste e Sul de Santa Catarina: Santa Terezinha do Progresso, Tigrinhos, São Miguel da Boa Vista, Maravilha, Flor do Sertão, Iraceminha, Cunha Porã, Cunhataí e São Carlos. Municípios da Região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul: Três Passos, Boa Vista do Buricá, Giruá, Três de Maio, Crissiumal.