Programa Pró-Leite: Apoio ao Setor Leiteiro em Tempos Desafiadores

11/12/2023 | Por: Christian Baum

O setor leiteiro, essencial para a economia de Três Passos, enfrenta desafios significativos, como pressões nos preços, aumento nos custos dos insumos e forte concorrência com importações. Para fortalecer a produção local, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, trabalha o Programa Municipal Pró-Leite.

No mês de outubro, o programa concedeu diversos benefícios, incluindo o Bônus Leite de R$ 0,01 por litro, referente à produção do segundo quadrimestre (maio a agosto). Esse incentivo totalizou um investimento de R$ 112.605,80, beneficiando diretamente 315 produtores locais.

O Programa Pró-Leite vai além dos incentivos financeiros; é uma abordagem completa que busca inovação e sustentabilidade no setor leiteiro. O estímulo ao melhoramento genético, com um investimento de mais de 93 mil reais somente este ano, visa elevar a qualidade do rebanho.

Além disso, a disponibilidade de horas de máquinas propicia melhorias estruturais nas propriedades, incluindo a abertura de valas para ensilagem e o aprimoramento dos acessos para escoamento da produção.  O incentivo ao estímulo de produção de silagem, totalizou o valor de R$188.397,00 aos agricultores do município, no ano de 2023 para 260 produtores.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Luis Carlos Diettrich, a "Administração Municipal reafirma seu compromisso com os produtores locais, como evidenciado pelo Programa Pró-Leite. Mais do que um apoio financeiro, o programa representa uma visão abrangente para impulsionar a inovação e garantir o contínuo crescimento do setor leiteiro em Três Passos."